Ciência e Saúde

Boletim da Dengue confirma mais 27 casos no litoral do Paraná

No Paraná foram mais 431 casos da doença e nenhum óbito

rdt0samu

Mutirão Contra a Dengue em Paranaguá Curitiba,30/11/2015.

Na terça-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o informe epidemiológico da Dengue n.º 14, que compreende o novo período sazonal da doença, que vai de julho deste ano até agosto de 2024, de acordo com o calendário epidemiológico definido pelo Ministério da Saúde.

Conforme consta nos dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense registrou 27 novos casos de Dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A região litorânea registra, então, os casos de pessoas infectadas e de casos suspeitos neste novo período de monitoramento, em 2023. Além disso, o boletim apresenta outras informações de notificações, casos suspeitos e óbitos da doença.

LITORAL

No informe divulgado pela Sesa, o litoral contabiliza 272 casos de Dengue, sendo Paranaguá (222); Guaratuba (16); Antonina (16); Pontal do Paraná (11) e Matinhos (7). Os municípios de Morretes e Guaraqueçaba não confirmaram novos casos neste período epidemiológico.

Segundo a Sesa, Paranaguá é a terceira cidade do Estado com o maior número de casos confirmados de dengue, com 222 no total. Além disso, o município registra 302 notificações, 36 casos descartados, 41 casos suspeitos e nenhum óbito.

2589836t
Foto: Pedro Ribas/AEN

O litoral do Paraná tem 67 casos em investigação da doença, sendo Paranaguá (41); Pontal do Paraná (8); Guaratuba (6); Antonina (6); Morretes (3); Matinhos (2) e Guaraqueçaba (1).

Em relação a Chikungunya, não há confirmações nos municípios que compõem a 1.ª Regional de Saúde.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue registra 431 novos casos no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. São 3.522 casos desde o começo desse período epidemiológico.

Todas as 22 Regionais de Saúde têm casos confirmados e 208 municípios registraram casos com a doença, o que representa 52,1% do Estado. As cidades com mais casos confirmados são Londrina (601), Maringá (529), Paranaguá (222), Paranavaí (172), Foz do Iguaçu (112) e Santa Izabel do Oeste (93).

O novo informe não registra novos óbitos pela doença. Até o momento foi confirmada uma morte por dengue. Os casos notificados passam de 27 mil e abrangem 348 cidades.

“O Governo do Estado mantém o alerta e a vigilância apoiando as ações de combate e controle da dengue em todas as regiões e municípios. Estamos entrando em uma época do ano com tendência a temperaturas mais altas e, portanto, à maior incidência de casos da doença também”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA

O novo boletim confirma ainda três novos casos de Chikungunya, somando 20 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 15 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 203 casos em investigação e 287 notificações.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika. Foram registradas 27 notificações.

Com informações da Sesa

Você também poderá gostar

Boletim da Dengue confirma mais 27 casos no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Boletim da Dengue confirma mais 27 casos no litoral do Paraná

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.