conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Após seis meses, Matinhos confirma novo caso de Dengue

Região tem 62 pacientes sendo investigados pela doença

Publicado

em

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Litoral contabiliza 12 casos confirmados de Dengue desde 1.º de agosto de 2021

Na terça-feira, 15, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Informe Epidemiológico n.º 25/2021-2022 sobre a situação da dengue em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense contabilizou um novo caso de Dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A análise abrange o período entre o dia 9 a 15 de fevereiro.

Os dados são do 25.º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto de 2021 e deve seguir até julho de 2022.

Desde o início do ciclo foram confirmados 951 casos e nenhuma morte por Dengue no Paraná.

Litoral 

No informe divulgado pela Sesa, a cidade de Matinhos confirmou um novo caso em decorrência da Dengue, após seis meses do novo período de monitoramento da doença na região. Ao todo, o litoral contabiliza 12 casos, sendo quatro infectados em Pontal do Paraná, quatro casos confirmados em Paranaguá, três registrados em Guaratuba e um em Matinhos.

Segundo o documento emitido nesta semana, nenhum óbito foi registrado nos municípios da região litorânea.

Desde agosto de 2021, os municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes não registram casos da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

O litoral do Paraná tem 61 casos em investigação da doença, sendo: Paranaguá (48); Pontal do Paraná (7); Guaratuba (4); Guaraqueçaba (1) e Antonina (1).

O Informe Epidemiológico n.º 25/2021-2022 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.

Paraná

De acordo com o boletim semanal da Dengue divulgado pela Sesa, 69 novos casos foram registrados no Paraná, totalizando 951 infectados. Os dados são do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto de 2021 e deve seguir até julho de 2022. “A Secretaria de Estado da Saúde registra 19.742 casos suspeitos no Paraná”, informou a Sesa.

Até o momento, 320 municípios registraram notificações de dengue, destes 140 confirmaram a doença, sendo que 102 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.346 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.

Sintomas

Os sintomas da dengue são febre de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores atrás dos olhos, dores musculares, nas articulações, surgimento de vermelhidão pelo corpo.

Alguns sinais de alerta como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros apontam evolução para quadros mais graves. “Por isso, é importante a população conhecer a sintomatologia da doença e buscar atendimento médico”, finalizou a Sesa.

Com informações da Sesa

Em alta

plugins premium WordPress