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Ciência e Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentação saudável na Páscoa

Aylana Tierling é Nutricionista Clínica, formada pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Atua na Unimed Paranaguá desde 2016 atendendo aos programas de atenção à saúde da Medicina Preventiva

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Nutricionista dá dicas de alimentação saudável na Páscoa

A Páscoa pode ser uma época difícil para quem quer perder alguns quilinhos ou está na busca por reeducar sua alimentação. Parece ser impossível “não sair da linha” quando se está na data mais deliciosa e tentadora do ano. Mas a nutricionista clínica, Aylana Tierling, trouxe ótimas notícias: é possível! Neste espaço do Momento Saúde Unimed, a nutricionista dá dicas para uma alimentação saudável, sem exagerar ou sair do eixo. Confira: 

Cite algumas dicas para degustar de todas as comidas saborosas da Páscoa, mas claro, se mantendo nos eixos?

Aylana: Os pré-requisitos são bem simples para embarcar nessas recomendações:

1 – Não exagere nos pratos – porque moderação é tudo.

2 – Tenha força de vontade.

Com esses nortes, vai ser fácil saborear essa época maravilhosa de forma saudável.

Qual a melhor hora para “atacar” os doces?

Aylana: Pode parecer bobagem, mas esse detalhe faz toda diferença. Procure comer os chocolates após as refeições, pois isso evitará que você consuma com fome e acabe se descontrolando na quantidade. Além disso, que tal partir os chocolates em pequenos pedaços? Isso vai permitir que você coma aos pouquinhos ao longo da semana, matando a vontade de comer doce, mas sem excessos.

Qual a importância de fazer refeições mais leves?

Aylana: “Equilíbrio” vai ser a palavrinha mágica da Páscoa! Sabemos que nessa época vamos dar uma atenção toda especial para os chocolates, as colombas e afins, por isso temos que ficar atentos para todo o conjunto da obra: se você já sabe que irá comer chocolates, procure evitar outras guloseimas e comidas mais calóricas…. Que tal dar uma maneirada na pizza e no hambúrguer, principalmente, nos próximos dias? Quanto às refeições, os almoços da Páscoa são sempre deliciosos e atraentes, chegando a dar água na boca. Por isso, a dica é investir em pratos saudáveis, que contenham peixes ou carnes leves, por exemplo. Além disso, uma saladinha sempre cai bem – e ela pode sim se tornar superinteressante e agradável se você soltar a criatividade e fazer diferentes combinações.

É importante cuidar da alimentação para não “viciar” o paladar?

Aylana: Não acostume mal o seu organismo. Criar o hábito de comer chocolate todos os dias pode aguçar fortemente o desejo por um “docinho” cada vez mais e mais. Sendo assim, maneire no consumo e permita que seu paladar aprecie outras comidas mais saudáveis, como as frutas.

Apostar em exercícios físicos é uma dica boa?

Aylana: Como sempre, mexer o corpo não ficaria de fora das dicas. Procure fazer algum exercício – vale caminhada, andar de bicicleta ou até aquela corridinha básica. As atividades estimulam o organismo a exercer suas funções com mais eficácia, mantém o metabolismo ativo e ajuda a queimar aquelas calorias consumidas em excesso.

O que recomenda a quem quer saborear as delícias da Páscoa e também fazer uma boa alimentação?

Aylana: Moderação e força de vontade, assim você consegue saborear as delícias da Páscoa sem se preocupar!

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