Ciência e Saúde

Anvisa e SESA descartam Coronavírus em tripulante no Porto de Paranaguá

Anvisa e Sesa fizeram coleta de materiais do tripulante, algo que descartou oficialmente ocorrência da doença. Portos do Paraná adotou todos os procedimentos preventivos cabíveis (Foto: Divulgação WhatsApp)

Tripulante que teve doença descartada estava em navio que não passou pela China ou em áreas de risco do Coronavírus

No domingo, 26, a empresa pública Portos do Paraná emitiu nota oficial esclarecendo sobre o relato de um tripulante com suspeita de ter contraído coronavírus que estaria em embarcação atracada no Porto de Paranaguá. A medida ocorreu após um boato ter circulado nas redes sociais apontando que uma pessoa estaria infectada com a doença em embarcação atracada no terminal portuário do Paraná. A Guarda Portuária (Guapor) e equipe médica do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Paranaguá estiveram a bordo do navio Great Praise, atracado no berço 208, após os boatos de que nesta embarcação teria um indivíduo com a doença. Na tarde da segunda-feira, 27, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou oficialmente qualquer possibilidade de infecção pelo Coronavírus por parte do tripulante que estava em Paranaguá.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou qualquer possibilidade de infecção pelo novo Coronavírus (2019-Ncov) do tripulante do navio Great Praise, atracado no Porto de Paranaguá. O trabalhador da embarcação não apresentava sintomas e foi liberado dos exames que aconteceriam na tarde de segunda-feira, 27, descartando qualquer possibilidade da doença. Com isso, a embarcação está liberada para seguir viagem na terça, 28”, afirma em nota a assessoria da Portos do Paraná.

Além da Anvisa, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA) também  descartou a suspeita da doença em nota oficial. “Segundo a SESA, só são considerados suspeitos pacientes que apresentem todos os sintomas compatíveis com o Coronavírus (febre alta, tosse e dificuldade respiratória), com histórico de passagem por lugares com transmissão local (Hubei e Guandagdong) e/ou ter tido contato com pessoas contaminadas. A empresa pública Portos do Paraná continua em contato direto com a comunidade portuária, o posto da Anvisa no Porto de Paranaguá e as demais autoridades de saúde (estadual e municipal)”, informa a assessoria.

Primeiras medidas foram tomadas no domingo

Segundo a assessoria da Portos do Paraná, no domingo, 26, durante troca de tripulação no navio Great Praise, uma avaliação de rotina feita pela equipe da embarcação detectou que um dos tripulantes apresentava variação de temperatura corporal. "Como precaução, apesar do homem não apresentar nenhum outro sintoma, o capitão do navio informou a autoridade portuária e o posto portuário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informa a empresa pública. Já na tarde da segunda-feira, 27, exames foram feitos pela Anvisa e Sesa, os quais descartaram a incidência da doença no Porto de Paranaguá.

"A Portos do Paraná acompanha a situação como autoridade portuária e adota uma série de procedimentos preventivos. Cabe destacar que os protocolos de atendimento são definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que as práticas adotadas são alinhadas à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), com critérios clínicos e epidemiológicos bem determinados para reconhecimento dos casos", explica.

Rota do navio não passou pela China

O navio Great Praise possui bandeira de Hong Kong e saiu do Porto de Jorf Lastar, em Marrocos, com destino ao Brasil no dia 1.º de janeiro. "Antes disso, fez escalas em Istambul, na Turquia, e Kavkaz, na Rússia – sem passar, portanto, pela China ou áreas de risco. A embarcação transporta fertilizantes e deve desembarcar 33 mil toneladas de produto no Paraná. A previsão é que o navio siga viagem na terça-feira, 28, com destino ao Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina", finaliza a Portos do Paraná.

Com informações da Portos do Paraná

 

Você também poderá gostar

Anvisa e SESA descartam Coronavírus em tripulante no Porto de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.