Qual a importância de manter a calma no momento em que se está anestesiando o paciente, já que é um procedimento que exige muita cautela e concentração?
Dr. Cesar — É muito importante o paciente cooperar seguindo as orientações do anestesiologista em manter a calma, pois nos bloqueios feitos nas costas (ráqui e peridural), qualquer movimentação poderá acarretar uma falha, o que é ruim para todos.
Qual a diferença entre sedação e anestesia?
Dr. Cesar — A sedação é como o nome diz uma sonolência sem perda da consciência, já a anestesia é a abolição de todos os sentidos estando o paciente inconsciente.
Quais são os riscos que podem ocorrer no momento da anestesia?
Dr. Cesar — Hoje em dia, a anestesia evoluiu muito diminuindo muito os riscos inerentes ao procedimento, mas sempre existe uma margem, cada vez menor, de risco.
Um paciente anestesiado pode recobrar a consciência no meio do procedimento?
Dr. Cesar — Atualmente, é quase improvável o paciente ter consciência durante uma anestesia geral devido aos novos anestésicos de uso corrente.
Dr. Cesar Augusto Toledo, formado em 1980 pela Universidade de Mogi das Cruzes, especializou-se em anestesiologia pela Universidade de São Paulo.