Na quarta-feira, 9, a Prefeitura de Antonina, por meio da Vigilância em Saúde, anunciou balanço das ações de enfrentamento à Dengue no município nos últimos meses. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no atual Período Epidemiológico 2024/2025, que analisa o cenário da doença em todos os municípios paranaenses desde 20 de agosto de 2024, Antonina não conta com nenhum caso confirmado de Dengue, entretanto, o último Informe de n.º 08 aponta cinco casos em investigação da doença na cidade.
De acordo com a Prefeitura, nos últimos meses a Vigilância em Saúde realizou diversas ações de combate à Dengue, com foco na diminuição de casos e focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Um dos focos foi também a conscientização, com palestras em escolas municipais.
Segundo o município, foram também feitas “pesquisas e coletas de larvas, levantamento do índice rápido (LIRAa), atenções em caso de investigação, atividades de delimitações de focos em sublocalidades, ações e orientações de bloqueio e parcerias com o Terminal Portuário Porto Ponta do Félix onde foi realizado ações de prevenções”, acrescenta.
O município destaca que a luta contra a Dengue é contínua e deve ter apoio da população. “Não deixe água parada. Mantenha os vasos de planta limpo e coloque areia até a borda. Garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Limpe e nivele as calhas. Mantenha sempre limpo os objetos de água decorativos. Guarde os pneus em locais cobertos ou faça furos para não acumular água”, finaliza a Prefeitura de Antonina.
Com informações e fotos da Prefeitura de Antonina