Neste espaço do Momento Saúde Unimed Paranaguá, conversamos com o enfermeiro do Trabalho, Fernando Melo de Souza Melo, da Unidade de Saúde Ocupacional da Unimed Paranaguá, sobre a importância da conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, já que neste mês de abril o marco é a conscientização à campanha do Abril Verde, que tem como objetivo promover a importância da saúde e segurança do trabalho.
Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018 foram registrados 4, 5 milhões de acidentes de trabalho notificados, com 16.455 mortes e mais de 1.709.905 afastamentos acidentários.
Importante que todos possam refletir neste mês sobre o papel e responsabilidades para a promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.
Como evitar acidentes no trabalho?
Fernando: Para evitar acidentes de trabalho deve-se tomar uma postura preventiva, ou seja, prever os riscos e assim utilizar de todos os meios para redução do risco. Por isso os treinamentos, palestras que as empresas realizam devem ser o máximo aproveitados pelos funcionários. Outra questão é a utilização de EPI, EPC e todas as medidas possíveis e disponíveis de saúde e segurança do trabalho, que devem ser adotadas por todos.
Caso aconteça algum acidente, a quem se deve procurar?
Fernando: Ao presenciar um acidente de trabalho deve-se buscar imediatamente por atendimento médico e em seguida deve-se também comunicar o RH da empresa. Nesse caso deve-se lembrar que existem acidentes de percurso ao trabalho ou seja durante o trajeto de ida e vinda do trabalho e nestes casos é importante que a empresa seja informada do acidente, quando ocorrido fora do local de trabalho.
Qual o papel da Saúde Ocupacional na prevenção dos acidentes de trabalho?
Fernando: A Saúde Ocupacional tem como pilar histórico a prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho. Sendo assim, nosso foco está na promoção da saúde e na prevenção de doenças e demais eventos que coloquem em risco a qualidade de vida do indivíduo no ambiente onde desenvolve sua ocupação.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, qual o papel de conscientização que a Saúde Ocupacional propõe?
Fernando: A pandemia da COVID19 trouxe um cenário de múltiplas dificuldades para o mundo todo e isso não foi diferente para os profissionais da área prevencionista. Estas dificuldades exigem de todos não apenas hábitos novos como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, mas também a necessidade de inovar para continuar promovendo saúde e segurança do trabalho neste novo cenário. A Saúde Ocupacional em seu pilar histórico de promoção de saúde e prevenção de doenças, tem como papel desenvolver meios de promoção das ações preventivas que sempre fez e continuará a fazer um exemplo desses novos meios é o Projeto Pílulas do Conhecimento do PSO UNIMED DE PARANAGUÁ que consiste na gravação de palestras em formato prático e dinâmico.