Connect with us

Cidadania

Voluntários alegram idosos do Lar Perseverança com músicas na pandemia

Projeto aproximou as pessoas através de um ato de amor

Publicado

em

Os idosos do Lar Perseverança de Paranaguá estão conquistando cada vez mais pessoas. O projeto “Canta pra Mim”, desenvolvido pela instituição, vem obtendo uma repercussão enorme na região e em alguns outros municípios.

Para os residentes no Lar, já são mais de três meses sem poder receber visitas. A rotina de quem vive no local, que não era muito agitada, ficou ainda mais parada.

No entanto, o projeto mudou a situação. Isso porque os idosos fizeram pedidos musicais em uma lousa. Todos foram fotografados e tiveram a imagem postada na página do Lar, no Facebook. Em uma semana, o projeto alcançou uma repercussão inesperada.

Centenas de pessoas passaram a compartilhar a mensagem, fazendo gravações musicais, atendendo aos pedidos dos vovôs e vovós. De acordo com Luiz Gustavo Afonso, que trabalha no Lar Perseverança, o que mais se destaca é a solidariedade.

“É lindo ver a sensibilidade da população. Cada vídeo que chega demonstra o amor pelos idosos, foi uma corrente que se formou e não para de crescer. Os vídeos são variados, profissionais e amadores. Estamos recebendo vídeos de todo o Brasil e já recebemos dois de outros países (França e Inglaterra). Poder proporcionar neste momento de quarentena uma alegria para os idosos é muito animador, as músicas escolhidas são as preferidas deles, que despertam memórias e sentimentos”, contou.

Seu Talib pediu uma música árabe e antiga e foi atendido pelo cantor Kaiss Ramah, de São Paulo

Reprodução 

Os vídeos estão sendo reproduzidos em uma minissala de cinema, onde os idosos podem assistir e ouvir suas músicas preferidas. Luiz  Gustavo conta ainda que o Lar está com várias ideias, as quais surgiram a partir deste projeto. “Na segunda edição, estamos organizando o processo inverso, onde os idosos vão produzir vídeos cantando as músicas e postaremos para os cantores que interpretaram as canções. É um processo muito bonito, vamos trabalhando diversas questões, sentimentos e principalmente gerando uma rede de solidariedade”, ressalta.

A direção do Lar agradece a todas as pessoas que estão participando do projeto Canta pra mim. “É uma alegria ver o amor alcançando muitas pessoas sendo transmitido pelos vídeos, acalentando nossos idosos neste momento de pandemia”, finaliza.

Pedidos foram postados das redes sociais

Doações

O Lar está precisando de alguns itens de higiene pessoal como lenço umedecido, talco e sabonete líquido. As doações estão sendo recebidas no portão da instituição porque as visitas estão proibidas em virtude da pandemia da Covid-19.