conecte-se conosco

Cidadania

Secretaria de Assistência Social de Paranaguá disponibiliza serviços à população de rua

Pasta possui equipe responsável por ir periodicamente aos locais de maior concentração de pessoas em situação de rua

Publicado

em

Com as quedas acentuadas nas temperaturas neste período de inverno, um público grandemente afetado é formado por moradores em situação de rua.

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem realizando este trabalho e a secretária da pasta, Gisele Cristina da Silva, fala das ações desenvolvidas.

“No dia 27 de março, sobretudo por conta da Pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Assistência Social deu início a um serviço de acolhimento temporário de pessoas em situação de rua no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Nos últimos dias, por conta das baixas temperaturas e do Serviço de Abordagem Social, a procura pelo acolhimento vem aumentando bastante”, destaca Gisele, explicando como está sendo realizado este contato. “A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, mais conhecido como Centro POP, tem entre suas atividades, o Serviço de Abordagem Social, isto é, uma equipe responsável por ir periodicamente aos locais de maior concentração de pessoas em situação de rua no município, a fim de convencê-las a aderir aos nossos serviços. Nem sempre é uma tarefa fácil, o índice de adesão é muito menor do que a capacidade de atendimento porque muitos se recusam a seguir com a equipe para o acolhimento, até mesmo em dias muito frios como os que estamos enfrentando”, explica.  

A secretária destaca quais políticas públicas estão disponíveis aos moradores em situação de rua. “Hoje temos um trabalho intersetorial, sobretudo envolvendo as políticas de Assistência Social, Saúde e Segurança. Através da Assistência Social, oferecemos os serviços de atendimento, abordagem social e acolhimento, o que inclui quatro refeições diárias, acesso a benefícios dos governos estadual e federal, acesso a documentos pessoais, espaço para higiene entre outras intervenções. A Secretaria Municipal de Saúde tem sido parceira com serviços médicos e psicossociais (CAPS) e a Secretaria Municipal de Segurança sempre presente na proteção dos acolhidos”, relata Gisele, aproveitando para agradecer o empenho da equipe. “Somos gratos pelo excelente trabalho que vem sendo desempenhado pela equipe técnica do Centro POP e das Secretarias parceiras junto à população em situação de rua. Gostaríamos que todas as pessoas que estão nas ruas aderissem aos nossos serviços e essas equipes trabalham diariamente para alcançá-los”. 

A secretária deixa à disposição da população os telefones da Semas. “Sempre que houver a necessidade do que chamamos de abordagem social provocada, a população pode entrar em contato pelos números (41) 3420-6021 e (41) 3420-6025”, finaliza a secretária.

Publicidade






Em alta