conecte-se conosco

Cidadania

Primeira-dama do Paraná visita o Porto de Paranaguá durante ações do Outubro Rosa

Evento aconteceu na manhã de terça-feira, 5

Publicado

em

A presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, esteve no Porto de Paranaguá na terça-feira, 5, para marcar as ações de conscientização sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama.

A Portos do Paraná preparou para essa semana um evento de três dias para as funcionárias. Com exposição de fotos, palestras, roda de conversa, sorteio de brindes e um café da tarde, em parceria com a Unimed Paranaguá e o Instituto Peito Aberto, a empresa pública vai reunir 150 trabalhadoras dos portos no período.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, parabenizou o porto pela iniciativa e responsabilidade social. “Faz muito tempo que devo essa visita ao porto, vim por vários motivos, mas a primeira é pela gratidão que tenho por eles. Chegar aqui e ver essa grande mobilização, essa responsabilidade social que o porto tem e esse envolvimento com os funcionários, principalmente relacionado a conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero foi o melhor, saber que existe essa preocupação com as mulheres. Saio muito feliz em saber que temos um líder que se preocupa com as mulheres e com as causas voluntárias”, salientou Luciana.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que o objetivo é tornar a programação voltada a conscientização das mulheres fixada na agenda da Portos do Paraná. “O porto é um lugar estigmatizado como um local masculino e começamos a mostrar que não é bem assim. Temos uma população feminina muito grande direta e indiretamente trabalhando conosco. A presença da primeira-dama nos brinda, dando essa importância a essa agenda que objetivamos ser permanente no porto, sem dúvida é muito importante”, disse Garcia.

Parceria em prol da prevenção

A diretora geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, contou que o porto fez o convite para firmar essa parceria com o Instituto. “A ideia é que o mês todo seja marcado pelas ações. Temos vários eventos durante este  mês. Temos palestras em empresas, algumas estão desde o início conosco e entenderam a importância da conscientização. Temos grupos que vão remar junto com as pacientes, trabalhar a prevenção com a atividade física, queremos sensibilizar também de outras formas”, destacou Fabiana, sobre as atividades programadas para o Outubro Rosa em Paranaguá.

A exposição Ártemis, presente no térreo e no primeiro andar do Palácio Taguaré, concentra fotos de ex-pacientes que passaram pela doença. Foi criada em 2014 por meio de uma parceria com o fotógrafo André Alexandre e textos de Paulo Ras e, desde então, passa por diversos locais para sensibilizar as mulheres.

Ações do Outubro Rosa na Portos do Paraná teve a parceria da Unimed Paranaguá e Instituto Peito Aberto

A gerente geral da Unimed Paranaguá, Luciana Marques Kmiecik, disse que o mais importante é conhecer mais sobre o câncer de mama e também trabalhar a prevenção. “Além da gente levar essa conscientização, levamos algo ainda mais importante que é a prevenção. Acompanhando o desenvolvimento da doença e pelos estudos que temos, vemos que há 95% de chance de cura quando o câncer é detectado no começo. Fazendo esse trabalho com o Instituto Peito Aberto e o Porto, que são instituições importantes na cidade, com uma representatividade grande, fortalecemos ainda mais esse trabalho com as mulheres”, afirmou Luciana Marques.

Em alta

plugins premium WordPress