conecte-se conosco

Cidadania

Portos do Paraná levam cursos profissionalizantes a jovens da Ilha dos Valadares e da Ilha do Mel

Ideia é oferecer qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho

Publicado

em

Ao todo, participaram 36 alunos no aprendizado de informática e 8 alunos nas atividades de assistente administrativo / Foto: Divulgação/Portos do Paraná

A Portos do Paraná em parceria com o SENAI finalizou neste mês de setembro mais dois cursos simultâneos para oito jovens da Ilha dos Valadares e da Ilha do Mel – Encantadas, em Paranaguá. Eles foram agraciados com aprendizado de informática básica e também de assistente administrativo dentro do projeto Trilhas do Amanhã, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da empresa pública. A ideia da capacitação é oferecer possíveis alternativas de qualificação para inserção no mercado de trabalho.

“Essas formações fazem uma grande diferença para os jovens, principalmente para os da Ilha do Mel porque recebem muitos turistas no ano todo e muitos são filhos de donos de restaurantes e pousadas e com esses cursos eles podem ajudar a melhorar ainda mais a administração do comércio da família”, destaca a Analista Ambiental Bruna Focht, da Cia Ambiental, que presta serviços para a Portos do Paraná.

Participantes foram agraciados com aprendizado de informática básica e também de assistente administrativo dentro do projeto Trilhas do Amanhã / Foto: Divulgação/Portos do Paraná

De acordo com ela, todos os alunos demonstraram bastante esforço para aprenderem o conteúdo apresentado. 

“Esses cursos também são uma oportunidade de melhor qualificação no mercado de trabalho para todos eles pois muitos são novos, têm uma faixa etária entre 15 e 17 anos, estão ingressando agora no mercado de trabalho dentro desses programas de Jovens Aprendizes, então ter esses dois cursos reconhecidos pelo SENAI no currículo agrega bastante valor para eles que estão ingressando agora no mercado de trabalho”, apontou a analista.

Nos cursos de informática, os alunos aprenderam desde procedimentos básicos com o computador até buscas na internet e noções de uso de aplicativos de tabelas, gráficos e escrita. Já o curso de assistente administrativo tratou de temas como organização de documentos, catalogação, fluxograma e processos administrativos, documentos comerciais e fundamentos contábeis-financeiros, entre outros aprendizados.

Qualificação aconteceu em parceria com o SENAI / Foto: Divulgação/Portos do Paraná

Ao todo, participaram 36 alunos no aprendizado de informática e 8 alunos nas atividades de assistente administrativo. Ao final, além de um café de confraternização, todos receberam uma agenda com caneta do SENAI e também foi sorteado um tablet entre aqueles que conseguiram concluir os dois cursos.

Fonte: Portos do Paraná

Publicidade






Em alta