Connect with us

Cidadania

Projeto incentiva troca de cartas com idosos

O objetivo é resgatar a correspondência e amenizar a saudade durante a pandemia

Publicado

em

O Lar dos Idosos ‘Perseverança’ lançou na semana passada o projeto “Ai que Saudades d’ocê”, o qual é voltado a estimular o envio de cartas para os moradores da instituição. Qualquer pessoa pode participar enviando uma mensagem escrita e depositando na caixa de correspondência dos correios que fica no portão do Lar. 

Quem reside fora de Paranaguá pode enviar pelos Correios. O nome do projeto foi inspirado na canção de sucesso do paraibano Vital Faria, gravada por vários cantores de sucesso.

“Os versos da música sintetizam o atual momento de distanciamento social que nós estamos atravessando e os nossos idosos estão desde março sem receber visitas e estão sentido na pele tudo isso. São mais de 170 dias e essa quarentena só tem feito aumentar a saudade das pessoas”, explica Luiz Gustavo Afonso, um dos responsáveis pelo projeto.

Essa iniciativa também possibilita que os idosos selem novos laços de amizades e de comprometimento. O projeto visa a resgatar a correspondência, procedimento tão comum no passado de todos os moradores desta instituição de longa permanência.

“Se um dia você se lembrar, escreva uma carta pra mim, (como diz o verso da canção) e traga até o portão do Lar, onde estará instalado um Porta-Cartas durante todo este mês. Estamos ansiosos para receber uma carta sua, com palavras de amor e esperança, sabemos que juntos, toda essa fase vai passar.  Aqui no Lar, a equipe está preparando uma programação muito linda para nos motivar neste mês tão importante, o Setembro é amarelo para nos alertar, há muita vida lá fora: Faz tempo que eu não te vejo, Ai que saudades d’ocê”, finaliza.  

O senhor José Leocadio Molino, de 75 anos, escreve poesias e publica na Folha do Litoral News há mais de sete anos. Ele sempre escreveu para todos os parnanguaras e desta vez aguarda que escrevam para ele, pois está sem poder sair do Lar há 5 meses, assim como todos os demais idosos da instituição.   

A relação com o nome de todos os idosos pode ser encontrada na página do Lar Perseverança https://www.facebook.com/lardeidososperseveranca

Endereço – Rua José Gomes, esquina com Expedicionários, 782 – Paranaguá/PR.