Nesse mês, uma série de eventos tem sido realizada em Paranaguá em alusão ao Novembro Negro, mês que tem o Dia da Consciência Negra, uma das datas mais importantes para a comunidade negra no Brasil. Na manhã de quinta-feira, 24, o tema levado para discussão por meio de uma palestra foi imigração, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. As convidadas para falar sobre o assunto foram a professora Liliane Aguirre, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a servidora da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ana Felicia.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto, destacou a importância de trazer o tema para a cidade. “Paranaguá não pode fugir deste tema, temos que nos preparar para acolher quem chega a nossa cidade de forma harmônica na sociedade”, frisou Gerson.
A professora Liliane Aguirre trouxe um recorte das políticas públicas voltadas aos imigrantes na última década. “A demanda e os fluxos migratórios estão se diversificando e aqui para o movimento de igualdade racial, a gente tem que levar em conta todas as sobreposições de vulnerabilidades que eles enfrentam por haver uma desigualdade e um racismo estrutural”, observou Liliane.
Segundo ela, as políticas públicas são necessárias, neste caso, para receber e acolher essas pessoas com dignidade. “Não como um cidadão de segunda classe, mas com os mesmos direitos como um nacional, pois perante a lei não existe mais essa distinção”, acrescentou Liliane.
O evento também contou com a participação dos vereadores Wellington Frandji e Vandecy Dutra, e do representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), professor Alexandre Cesar.
Programação
Na sexta-feira, dia 25, será realizada a palestra “Combate ao Racismo nas Américas e o Tratado de Guatemala”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranaguá, às 14h. Ainda na sexta-feira, será realizada a palestra “Representatividade da Mulher Negra na Política”, no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, às 14h30.
Toda a programação tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Semas, e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá (Compir).