Cidadania

Movimentação no Fácil Municipal é intensa em função do IPTU

Público que vai ao local retirar o carnê é, em sua maioria, idosos

kvc8lhwn 1584472762

Os carnês do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) já estão disponíveis aos contribuintes. E um dos modos de obtê-lo é se dirigindo ao Fácil Municipal, na prefeitura, aguardar na fila, tendo em mãos o carnê do ano anterior, para receber o descritivo e o boleto para a forma de pagamento escolhida. No entanto, para quem tem acesso à Internet é só acessar o site e clicar no banner IPTU, baixá-lo no computador e encaminhá-lo para a impressão.

De acordo com o diretor do departamento de Rendas Imobiliárias, Fabiel Ricardo, a movimentação no Fácil Municipal tem sido intensa todos os dias, a partir das 11h30, horário de abertura da prefeitura. “Já retiraram o IPTU, aqui no departamento, mais de 2.300 pessoas, uma média de 250 a 300 pessoas por dia”, disse Ricardo.      "As pessoas podem pegar senhas até às 16h, mas lembramos que para evitar filas o ideal é que a retirada do carnê seja feito via Internet. As vezes, um filho, neto ou sobrinho pode ter acesso e baixar o boleto, essa situação ajuda a questão da comodidade do contribuinte”, sugere.

A maior parte das pessoas que procura a sala da prefeitura, onde o carnê é entregue, é composta por pessoas de mais idade, as quais optam pelo método tradicional de aquisição do carnê. “Sim, são os aposentados a maior parcela”, confirma Ricardo.

Um deles a buscar o carnê do IPTU no Fácil Municipal foi Valdenir Costa, morador no bairro Tuiuti. “Não fiquei muito tempo na fila, pelo contrário, até achei rápido”, disse. Sobre a opção pela ida até a prefeitura, o aposentado explicou. “Aproveito o momento para fazer uma caminhada”, observou.

 

foto%201 %20VALDENIR
O aposentado Valdenir disse que não ficou muito tempo na fila

 

O IPTU 2017 tem como data final o dia 10 de abril para o pagamento da cota única, o qual oferece 12% de desconto ao contribuinte. O dia 10 de abril também marca a data final para o pagamento da primeira parcela para quem optou pela divisão do valor em até seis vezes. Neste ano, a estimativa de arrecadação com o imposto é de aproximadamente R$ 12 milhões, valor semelhante ao pagamento total feito em 2016. Do total arrecadado, a lei estipula que 15% tenha como destino a área da saúde e 25% para a educação.

 

Você também poderá gostar

Movimentação no Fácil Municipal é intensa em função do IPTU

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.