Uma prática nada responsável tem cada vez mais ocorrido em Paranaguá. Trata se do manuseio de aparelhos de celular por parte de motoristas e também motociclistas em meio ao trânsito. A questão, que não é exclusiva do município, poderá ser atenuada com a mudança de categoria da infração, a qual deixará de ser média (R$ 85,13) e passará a ser considerada gravíssima (R$ 293,47), no mês de novembro.
Para a chefe da Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Márcia Garcia, a alteração de categoria, por si, vai ser importante para inibir o uso dos chamados smartphones pelos motoristas que estão em trânsito. “A realidade em Paranaguá não se difere das demais regiões do Brasil, então certamente teremos um impacto da nova medida em nossa cidade assim que essa determinação passar efetivamente a valer”, observou.
Márcia fez questão de lembrar que houve ainda uma alteração no termo do Código de Trânsito Brasileiro, uma vez que a palavra “manuseando”, a qual substituiu o termo “falando”, se adéqua à nova realidade do uso dos aparelhos de telefonia móvel, devido à questão do celular estar atrelado à conexão com a Internet e ao uso de mídias sociais.