A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de pessoas ou grupos de pessoas das regiões ou países em que nasceram para terras estrangeiras.
Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.
O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.
Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX e ajudaram na colonização do país.
A reportagem da Folha do Litoral News conversou com Gabriel Alejandro Hernandez Perdomo, 17 anos, e que há três anos mora no Brasil, vindo de Caracas, na Venezuela. Atualmente Gabriel estuda e se prepara para o vestibular e também compõe a equipe Sub-20 do Rio Branco S.C.
Ele conta como é ser um imigrante e como está sendo morar no Brasil. “Está sendo uma experiência diferente para mim tanto no dia-a-dia, como no futebol também. Eu avalio que eu estou vivendo aqui no Brasil uns anos muito bons. Moro com minha mãe e com meu padrasto que é brasileiro aqui em Paranaguá”, destaca Gabriel, que questionado sobre o que pensa para o futuro enfatiza que pretende ser jogador profissional e professor de educação física. “Tenho dois grandes sonhos, ser jogador de futebol profissional e busco isso desde criança, e eu espero conseguir realizá-lo, mas também tenho outro sonho que posso dizer que é o meu segundo sonho, se não conseguir ser jogador profissional, eu serei professor de educação física, e para isso também sigo meus estudos, terminei o Ensino Médio e estou me preparando para o vestibular”, completa.
Gabriel destaca que o brasileiro é um povo muito acolhedor. “A minha chegada ao Brasil, foi muito normal, as pessoas não me tratam diferente, mas também é um povo que gosta de brincar muito comigo pelo meu sotaque, mas sempre levo tudo na brincadeira na verdade. O Brasil nos acolheu bem, e é um local que gostaria de morar por muito mais tempo. Minha mãe tem conversado isso comigo, se a gente voltar para a Venezuela deveremos votar para visitar, mas não para morar lá, se der tudo certo a gente vai ficar morando aqui”, externa Gabriel que joga no ataque, tanto de centroavante como nas pontas.
Dia do Imigrante
O Dia do Imigrante, 25 de junho, celebra as diferentes nacionalidades que ajudaram a construir o Brasil. Traço importantíssimo para a formação da nossa sociedade, as sucessivas chegadas de imigrantes fizeram do Brasil um dos lugares com maior diversidade cultural no mundo.