Cidadania

Instituto Peito Aberto vai abrir o Outubro Rosa com informação e atividade física

Evento será marcado por palestras com mastologista e nutricionista, além de um “aulão” fitness

O Instituto Peito Aberto, que acolhe mulheres com câncer de mama em Paranaguá, realiza uma atividade inédita no sábado, 5, a partir das 9h, em um estabelecimento comercial localizado na Rua João Eugênio. Trata-se da abertura da campanha Outubro Rosa, que contará com orientações médicas e nutricionais, além de um “aulão” fitness com duas profissionais de educação física.

O bate-papo contará com a experiência da mastologista, Dra. Ana Carolina Marcondes Machado; da nutricionista, Renata Chavoni Zago; e das educadoras físicas, Melina Moscardi e Patrícia Bartnik de Castilho Pereira Andrade.

O kit para participar, composto de camiseta e ecobag, no valor de R$ 50,00, pode ser adquirido até quinta-feira, 3, na sede do Instituto Peito Aberto, localizada na Rua Manoel Bonifácio, 622, no Centro Histórico.

A diretora executiva do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, relatou a expectativa para a abertura da campanha. “Estamos muito felizes com mais essa parceria, vamos passar um sábado diferente, promover a atividade física de forma alegre, onde todo mundo pode participar, independente de idade e condicionamento. Com isso, também vamos arrecadar fundos para os nossos projetos. Em outubro, todos os eventos são muito bem-vindos. Temos poucos kits disponíveis, quem tiver interesse precisa correr para garantir”, disse Fabiana.

QUALIDADE DE VIDA

A personal trainer, Melina Moscardi, afirmou que não tem forma melhor de abrir o Outubro Rosa.

“O intuito do aulão é abrir o mês de prevenção ao câncer de mama e não tem forma melhor de iniciar do que falando da importância da atividade física tanto no tratamento como na prevenção, principalmente. A gente sabe que para prevenir inúmeras doenças, inclusive o câncer de mama, é preciso praticar atividade física e cuidar da alimentação. O aumento das doenças no geral tem relação com sedentarismo, estresse e obesidade”, pontuou Melina.

Segundo ela, a atividade física colabora com o emocional, resulta em um tratamento com mais qualidade e uma recuperação melhor. “Estamos montando algo bem bacana para quem não está com a doença para abraçar a causa e também para as meninas que estão em tratamento. A nossa ideia é conscientizar e falar da importância da qualidade de vida, que é imprescindível. As pessoas podem esperar muita energia boa, queremos passar essa alegria, uma manhã muito bacana, vamos deixar o local bem cor de rosa para dar as boas-vindas ao mês de combate ao câncer de mama”, ressaltou Melina.

A educadora física, Patrícia Bartnik de Castilho Pereira Andrade, atua no Instituto Peito Aberto, como voluntária, há dois anos. De acordo com ela, a quimioterapia pode causar inchaço e indisposição, por isso a atividade física é fundamental.

“Ajuda muito na autoestima, porque com a atividade, liberamos hormônios que atuam na disposição, ânimo, faz com que a gente se sinta mais feliz. Fora isso, o trabalho de fortalecimento muscular auxilia na formação do linfedema, um inchaço pós cirurgia e pode permanecer ou não na mulher, e a atividade auxilia para que esses linfedemas não se formem, ajudando na circulação”, explicou Patrícia.

O Instituto Peito Aberto agradeceu o patrocínio da Multitrans e da Unimed para a realização das ações, em especial, durante o mês de outubro.

Você também poderá gostar

Instituto Peito Aberto vai abrir o Outubro Rosa com informação e atividade física

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.