conecte-se conosco

Cidadania

Instituto Peito Aberto acolhe 76 mulheres com câncer de mama em Paranaguá

Acolhimento presencial é retomado aos poucos no espaço

Publicado

em

O Instituto Peito Aberto, em Paranaguá, registrou um aumento na procura de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com a pandemia de Covid-19 e as consequentes exigências sanitárias para evitar o contágio, o espaço atendeu, de forma remota, 27 novas pacientes. Hoje, 76 são acompanhadas em diversas etapas do tratamento.

Desde a implantação do Instituto, as voluntárias têm como objetivo acolher a mulher que recebe o diagnóstico da doença.

“A paciente é recebida por uma equipe de acolhimento, na sua maioria formada por ex-pacientes que entendem o momento delicado desta mulher. Depois que ela é atendida pela assistente social, a mesma faz os devidos encaminhamentos para nossos outros projetos de atendimento”, contou a diretora-geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro.

Em 2020, as portas da sede tiveram que ser fechadas, mas o atendimento não deixou de ser realizado. “As pacientes entravam em contato conosco através das redes sociais e telefone, fazíamos o agendamento para o atendimento presencial exclusivo, com orientação, doação de peruca e lenço, caso ela se interessasse, e seguíamos basicamente on-line”, relatou Fabiana.

Retorno

Agora, o acolhimento presencial retorna aos poucos. “Porém, reduzimos nossos dias de funcionamento, pois nem todas as nossas voluntárias puderam voltar a nos ajudar. Os profissionais da saúde voluntários retornaram no início do ano, mas com o número de atendimentos reduzido para manter o distanciamento e preservar a saúde das nossas pacientes”, destacou Fabiana.

“Continuamos firmes para ajudar mulheres e seus familiares e acreditamos que, muito em breve, tudo vai melhorar”, destacou a diretora-geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro

Desta forma, há pacientes que aguardam na lista de espera para receber algum acompanhamento específico. “A fisioterapia, antes da pandemia, conseguia atender até seis pacientes por horário, hoje atende no máximo três mulheres. Aumentamos o intervalo entre as aulas e remanejamos as oficinas para evitar aglomeração e muita circulação de voluntárias e pacientes”, frisou a diretora do Instituto.

Mesmo com as adversidades vivenciadas no último ano, o espaço segue cumprindo seu propósito. “Continuamos firmes para ajudar mulheres e seus familiares e acreditamos que, muito em breve, tudo vai melhorar, mesmo com este retorno gradual e cuidadoso, acreditamos que nossos parceiros e doadores voltarão a respirar e a nos ajudar muito em breve”, ressaltou Fabiana.

Horário de funcionamento

O Instituto Peito Aberto está aberto, presencialmente, às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 16h, priorizando o atendimento às pacientes. “Portanto, pedimos que as entregas de doações sejam agendadas”, reforçou a diretora. O telefone de contato para agendamento é o (041) 3423-0649.

Em alta

plugins premium WordPress