O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, realiza a “Semana da Consciência Negra”, de 19 a 21 de novembro. O evento tem como tema “Aquilombando a escola e a universidade” e tem o objetivo de promover a valorização da cultura negra.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Paranaguá. Nestas datas serão realizadas apresentações artísticas, oficinas, saraus e mesas redondas abordando temas como Territorialidade e Sociedade e Estética Negra.
Haverá também momentos para trocas de saberes com comunicações orais de pesquisas sobre a temática étnico-racial. A programação ainda conta com uma exposição intitulada “Maria Auxiliadora – cores e resistência” com pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e vídeos de diversos artistas.
A exposição será composta a partir de propostas de obras artísticas relativas à Semana da Consciência Negra. A mostra será aberta no dia 19 de novembro.
O evento é um momento de reflexão para estabelecer compreensão com os espaços coletivos e como eles podem ser ocupados politicamente a partir de pensamentos decoloniais. Os organizadores convidam a comunidade em geral para prestigiar o evento.
Idealizadores ressaltam que as consequências da escravidão ainda existem na sociedade brasileira
De acordo com Wagner Peixoto, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, a Semana da Consciência Negra não é apenas importante como é urgente.
“O evento busca mostrar o quão vasta é a contribuição do negro na sociedade brasileira especialmente no campo da produção de conhecimento. E é no campo da educação, sobretudo na defesa de políticas públicas como as cotas raciais, que o País pode superar o racismo, fruto do legado escravista”, explanou.