A biblioteca Mário Lobo está com duas turmas abertas com aulas de informática para pessoas da terceira idade. As aulas acontecem duas vezes por semana com uma hora de duração e são voltadas para as questões básicas do computador, como, por exemplo, a digitação.
Dezenove idosos estão mudando a rotina e ganhando um novo sentido na vida através do contato com a era digital. Eles esperam com ansiedade pelas terças e quintas-feiras, dias em que acontecem as aulas.
Depois que iniciaram o curso de informática, um leque de ideias se abriu possibilitando novos planos. O principal deles é comprar um notebook, como contou José Leocádio Molino, de 71 anos. “Vou comprar um computador para escrever minhas poesias. Estou gostando porque é uma novidade em minha vida. Pensei que já havia descoberto tudo”, destacou.
A professora aposentada Maria Claudete Machado, de 79 anos, também se sente mais motivada em função da descoberta. “Eu fiz um curso de datilografia em 1986, mas nunca cheguei a usar porque me aposentei em seguida. O computador hoje faz parte da vida de qualquer pessoa e quem não sabe utilizar fica de fora da sociedade”, apontou.
"Pensei que já havia descoberto tudo.", afirma um dos alunos do projeto.
Flair Dantas, de 60 anos, trabalha com estofamento e reforma de móveis e contou que no início das aulas sentiu dificuldades. “Não foi simples no começo, porque eu trabalho com material bruto, pego no pesado e minhas mãos estão habituadas com isso. A digitação é leve e delicada, fui me adaptando aos poucos”, contou enquanto digitava.