Cidadania

Fórum Eleitoral de Paranaguá terá atendimento estendido a partir desta segunda-feira, 22

Cidadãos podem procurar pelos serviços das 9h às 18h

qd4ztyc0

A partir da próxima segunda-feira, 22, o Fórum Eleitoral de Paranaguá atenderá das 9h às 18h. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu estender o horário de atendimento tendo em vista o encerramento do prazo para regularização do cadastro eleitoral, em 8 de maio. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral até esse prazo não poderá votar nas próximas Eleições Municipais que ocorrem no dia 6 de outubro, em primeiro turno.

O atendimento estendido acontece nos Fóruns Eleitorais dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Os Fóruns dessas localidades também prestarão atendimentos no dia 4 de maio (sábado), das 9 às 17h, e no dia 5 de maio (domingo), das 9h às 13h.

Documentação

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, as eleitoras e os eleitores devem apresentar os seguintes documentos: documento de identidade original com foto; comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho); certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

mzaneb3g
Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral até esse prazo não poderá votar nas próximas Eleições Municipais

Serviço – Atendimento estendido

De 22 de abril a 8 de maio, em dias úteis, das 9h às 18h.

No dia 4 de maio (sábado), das 9h às 17h.

No dia 5 de maio (domingo), das 9h às 13h.

Eleitores sem biometria

Quem não tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não poderá utilizar os serviços do Título Net, ou seja, o atendimento para essas pessoas ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Enquanto isso, eleitores com biometria em dia podem continuar utilizando a ferramenta on-line até 8 de maio (data do fechamento do cadastro).

Para saber se os dados biométricos estão em dia, o eleitor deve consultar sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

Desde 2020, a Justiça Eleitoral oferece serviços ao eleitorado pela internet para alistamento e atualização de dados. Com a pandemia de Covid-19 e as restrições sanitárias decorrentes, o atendimento passou a ser realizado apenas na modalidade on-line. Em 2021, os atendimentos presenciais voltaram, mas a biometria não era exigida.

Retomado o cadastramento das digitais em 2023, a sistemática mudou para as pessoas que ainda não têm seus dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral. Assim, após iniciarem seu atendimento pela internet, devem comparecer ao Cartório mais próximo para coleta desses dados em até 30 dias.

Alteração de dados

De forma on-line, é possível ainda alterar dados cadastrais, como informações pessoais e endereço residencial, além de solicitar mudança de local de votação (para dentro e fora do País). Quem desejar, também pode incluir nome social no documento.

Endereço

O Cartório Eleitoral em Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, bairro Jardim Alvorada. 

Com informações do TRE-PR

Você também poderá gostar

Fórum Eleitoral de Paranaguá terá atendimento estendido a partir desta segunda-feira, 22

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Fórum Eleitoral de Paranaguá terá atendimento estendido a partir desta segunda-feira, 22

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.