Cidadania

Evento “Somos todos Rede de Proteção” discute o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Simpósio foi realizado no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá

foto1 simposio

Evento contou com representantes da Rede de Proteção de Paranaguá

Um evento alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado em Paranaguá na manhã de segunda-feira, 19. Diversos órgãos que atuam na área no município participaram do Simpósio “Somos todos Rede de Proteção”, no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A assistente social e presidente da Comev (Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências), Janaína de Farias Arantes Silva, disse que o evento propôs divulgar a atuação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paranaguá.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“O evento foi alusivo ao dia 18 de maio. Como em Paranaguá existe uma Rede de Proteção instituída por um Decreto Municipal, e a Comev (Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências), a qual eu sou presidente desde 2017, puxa essas reuniões de rede mensais, todo ano a gente faz esse evento do Maio Laranja, assim como o evento no Carnaval, sobre o Trabalho Infantil e várias campanhas no município”, explicou Janaína.

No Simpósio, diversas autoridades puderam falar sobre seu trabalho na Rede de Proteção. O objetivo é que toda a população saiba que o grupo existe, quem são os atores e como realizar as denúncias.

foto2 maio
A presidente da Comev, Janaína de Farias Arantes Silva; a juíza de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude, Daniana Schneider; e a psicóloga do Comev, Josiane Pereira; durante o evento

“Como agir quando souber que uma criança sofreu abuso sexual, por exemplo, para quem denunciar, como deve ser a resposta a uma criança que teve essa revelação espontânea. Queremos trazer para a população, especialmente no Bairro Porto Seguro, descentralizamos este ano, para conseguirmos atingir um novo público em relação a como prevenir as nossas crianças e adolescentes”, destacou Janaína.

Durante o evento, a juíza de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude, Daniana Schneider, palestrou aos convidados sobre a atuação do Poder Judiciário. A Escola Municipal Nascimento Júnior realizou a apresentação do Projeto OPPA – Orientação para Pais, Professores e Alunos.

foto3 simposio
 Escola Municipal Nascimento Júnior realizou a apresentação do Projeto OPPA – Orientação para Pais, Professores e Alunos

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paranaguá

A Rede de Proteção é formada por representantes do Poder Público, da Iniciativa Privada, e da sociedade civil, como: Poder Judiciário; Poder Legislativo; Secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social, Educação e Esporte; Ministério Público; IML (Instituto Médico Legal); Polícias Militar e Civil; Hospital Regional do Litoral; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; e Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE). 

Também fazem parte a OAB/PR; Defensoria Pública; Entidade Privada; CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), INAT (Instituto Nacional do Trabalhador) e ACIAP (Associação Comercial, Indústria e Agricultura de Paranaguá).

Fotos: Divulgação/Rede de Proteção

Você também poderá gostar


Evento “Somos todos Rede de Proteção” discute o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentesAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.