conecte-se conosco

Cidadania

Curso de Libras para servidores tem promovido a inclusão em Paranaguá

Mais de 130 profissionais já foram formados

Publicado

em

Foto: Secretaria Municipal de Inclusão

Com o objetivo de tornar a comunicação acessível a todos, a Secretaria Municipal de Inclusão tem promovido o Curso de Libras para servidores da Prefeitura de Paranaguá. A diferença já tem sido notada nos atendimentos de saúde, por exemplo, em que um intérprete pode ser solicitado pela comunidade surda a fim de facilitar as consultas.

Já foram formados pelo Curso de Libras em Paranaguá 52 servidores das áreas de saúde, segurança e administrativa, além de 87 educadores e professores da Rede Municipal de Educação. A secretária municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, disse que a formação dura de quatro a oito meses e as inscrições são abertas a todos os servidores.

Já participam profissionais das áreas de saúde, segurança, administração e educação
Foto: Secretaria Municipal de Inclusão

“Após o curso de Libras para os servidores da Prefeitura de Paranaguá, houve melhorias na comunicação com a comunidade surda, aumento da conscientização sobre suas necessidades e uma maior acessibilidade nos serviços municipais, promovendo assim uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos os seus residentes”, afirmou a secretária.

Além dos serviços de saúde, os surdos podem solicitar ajuda da Secretaria de Inclusão em entrevistas de emprego, atendimento no INSS, assim como em bancos, reuniões em escolas, entre outros. 

Alunos têm formatura e recebem certificado
Foto: Arquivo/Secretaria Municipal de Inclusão

Camila acredita que por meio do Curso de Libras, a Secretaria de Inclusão cumpre seu papel na sociedade. “Ao investir na capacitação dos servidores municipais por meio de cursos como Libras, a Secretaria está cumprindo seu papel na sociedade de promover a inclusão e garantir que os serviços públicos sejam acessíveis a todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades auditivas. Isso não apenas fortalece a prestação de serviços municipais, mas também promove uma cultura de respeito, diversidade e inclusão na comunidade”, ressaltou a secretária.

Além dos servidores já formados, outros 320 alunos estão no curso, entre eles também pessoas da comunidade em geral nos níveis básico, intermediário e avançado.

Em alta

plugins premium WordPress