Com muita expectativa aconteceu a solenidade que marcou a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes de Paranaguá. Construído em local estratégico, Jardim Iguaçu, o empreendimento vai garantir a ocupação do tempo ocioso para centenas de crianças e jovens da região.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, estão previstas oficinas de música e teatro oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, aulas de judô, karatê, capoeira, beach soccer, tênis de mesa e skate pela Secretaria Municipal de Esportes. A Secretaria de Assistência Social irá descentralizar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Porto dos Padres – para atender no CEU das Artes.
Crianças do bairro foram conhecer a obra que vai oferecer muitas beneficios à comunidade
A equipe do CREAS também fará atendimento no local, assim como o Conselho Tutelar. Serão feitos atendimentos a idosos e crianças, verificadas situações de vulnerabilidade social, cadastro do programa Bolsa Família, entre outros serviços oferecidos pela pasta.
O empreendimento é dotado de tecnologia e conta com salas de artes, biblioteca com mais de 4 mil títulos, cine teatro e espaço para informática. O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, destacou a inauguração como um divisor de águas nos investimentos feitos em Paranaguá. “Na região residem centenas de jovens que agora poderão ocupar o tempo livre participando de oficinas de música ou entrar em contato com teatro. É um investimento que cria mais perspectiva na vida das pessoas da região”, destacou.
Familias de Celso Luck e autoridades descerraram a placa inaugural
O prefeito Marcelo Roque enfatizou a concretização da obra a qual estava parada já há algum tempo. “Como já tenho dito em outras inaugurações, quando existe boa vontade as coisas acontecem, e aqui vemos a conclusão de uma obra que vinha sendo aguardada com muita expectativa pela comunidade. É um espaço que vai promover a inclusão e a cidadania”, destacou.
Equipe da Secultur
O secretário de Esporte, Darlan Janes, e o secretário de Assistência Social, Levi Andrade, fizeram uso da palavra reforçando a importância do empreendimento para a região. Também estiveram presentes à inauguração vereadores e líderes comunitários de vários bairros, dentre os quais a presidente da Associação de Moradores do Jardim Iguaçu, Fernanda Santos.
Na ocasião também foi inaugurado o teatro François Rios
O CEU das Artes possui três pisos com um amplo terraço que propicia uma visão de toda a região. O prédio leva o nome do advogado Celso Lück, o qual teve uma vida marcada por atividades sociais e faleceu em 2012. No piso superior, o prédio conta com cine teatro, o qual leva o nome de François Rios, ativista cultura falecido em 2011.