Após o crescimento nos índices de assaltos especialmente a comércios em Paranaguá, o número de locais que hoje contam com sistema de monitoramento aumentou cerca de 25%, conforme a supervisora operacional de uma empresa de segurança em Paranaguá, Alícia de Souza. De acordo com Alícia, dos 25% de aumento, 70% estão relacionados a pontos comerciais, os outros 30% correspondem a residências. “O monitoramento através de câmeras é bastante procurado”, observou a profissional. A empresa também recebe o alerta através de alarmes e se dirige ao local para verificação.
O empresário Willian Pereira Cunha tem câmeras em sua loja há alguns anos, mas há três instalou novas mais eficazes com filmagens de melhor qualidade. “Agora vemos que a necessidade aumentou, pois o número de assaltos no comércio cresceu. Vejo que atualmente ter câmeras de monitoramento e contar com uma empresa de vigilância não é um luxo, e sim uma ferramenta necessária”, avaliou. “Logicamente que em algumas situações o assaltante utiliza um boné ou touca para esconder o rosto, mas as câmeras auxiliam no reconhecimento do indivíduo”, observou. O empresário disse que outras medidas de segurança também são tomadas, como abrir o estabelecimento comercial em mais de uma pessoa e fechar o local quando as lojas vizinhas também estão fechando suas portas.
A gerente de vendas, Janaina dos Santos Souza, trabalha em outra loja que também conta com monitoramento eletrônico. As câmeras estão espalhadas pela loja. “É importante contar com esse monitoramento. É algo necessário nos dias atuais. Além das câmeras, contamos com o alarme e a empresa vem para cá”, afirmou. Na loja em que trabalha, é mantida a técnica de nunca abrir o ambiente em apenas um e fechar o comércio quando ainda há outras lojas abertas.