Cidadania

Após um mês do júri, mãe da youtuber Isabelly realiza manifesto contra a violência no litoral do Paraná

Mais de 60 balões brancos serão soltos em frente ao Santuário do Rocio, como “um grito pela paz”

caso youtuberisabelly1 1

O manifesto ocorrerá no dia 27 de outubro, às 15h, no Rocio, um dos últimos locais onde a youtuber Isabelly esteve e foi fotografada

Pouco mais de um mês após o júri popular condenar Everton Vargas pelo assassinato da youtuber Isabelly Cristine Domingos dos Santos, de 14 anos, em Pontal do Paraná, a mãe da menina, Rosania Santos, organiza um manifesto contra a violência no litoral do Paraná. 

O evento acontecerá no domingo, 27 de outubro, às 15 horas, em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. 

O ato, intitulado como “Grito de Justiça e Paz”, é uma promessa que a mãe da youtuber Isabelly quer cumprir, e que, segundo ela, foi planejada desde a primeira data prevista para acontecer o júri, o qual foi remarcado por duas vezes. 

Justiça adia julgamento do caso da Youtuber Isabelly

Promessa e ligação com o Santuário do Rocio

A mãe Rosania Santos explica como surgiu a ideia da mobilização e relata os detalhes da promessa.

caso youtuberisabelly2
Rosania Domingos diz que vai ser a voz da filha, a youtuber Isabelly e das mães que perderam seus filhos. (Fotos: Arquivo de imagens da família da youtuber)

“Eu prometi para a Isa que iria cumprir essa promessa e realizar a mobilização de paz e justiça em Paranaguá. Eu disse que seria sempre a voz da minha filha porque ela me foi arrancada cruelmente através da violência”, destaca Rosania. 

“Meu objetivo é ser a voz de muitas mães, que assim como eu, lutam incansavelmente por justiça. E a ideia surgiu através de um sonho em que vi minha filha de branco, sorrindo”, relata a mãe. “Por isso dos balões brancos, além de representarem a paz”, destaca.

O lugar escolhido para o manifesto, segundo ela, não foi ao acaso. Isabelly tinha o Rocio como seu local favorito, em Paranaguá. 

“Ela dizia que o Rocio era um lugar de muita paz e era um dos locais que mais gostava de estar”, conta Rosania, ao lembrar que as últimas fotos feitas por Isabelly, que também atuava como modelo, foram realizadas nas proximidades do Santuário do Rocio. Porém, a mãe conta que a menina não chegou a ver as fotos prontas, pois elas eram editadas por um fotógrafo, na ocasião.

Rosania explica que no dia da manifestação, pretende simbolizar cada balão solto como uma esperança. “O evento é para todos. Quero convidar todos que lutam pela paz e justiça e também as mães que lutam por seus filhos”, enfatiza.

Mãe da youtuber Isabelly avalia o resultado do júri

O júri popular que condenou Everton Vargas a 14 anos de prisão (podendo recorrer em liberdade), aconteceu entre os dias 3 e 6 de setembro, em Pontal do Paraná.  O resultado, para a família da youtuber, não foi o esperado, mas a mãe da menina diz que continuará lutando por justiça. 

caso youtuberisabelly4
Júri da youtuber Isabelly durou três dias em Pontal do Paraná. (Foto: Arquivo)

“O resultado do júri foi de alguma forma decepcionante. Me senti pela metade e não posso fazer nada diante deste problema. Mas não me calarei diante da injustiça”, observa. 

Everton Vargas é condenado a 14 anos de prisão pela morte da youtuber Isabelly Cristine

Mesmo insatisfeita com a finalização do caso, Rosania deixa claro que sua filha só a ensinou o amor.

“Minha luta continua e não será só comigo e sim quero ser a voz de muitas mães. A Isa me ensinou através da dor, o amor. E é isso que vejo como propósito desde aquela noite terrível do dia 14 de fevereiro de 2018”, afirma.

Violência no litoral do Paraná 

De janeiro até outubro desse ano, já foram contabilizados mais de 111 casos de homicídios no litoral do Paraná. 

Paranaguá lidera o ranking com 60 homicídios, seguida de Pontal do Paraná, com 17 casos e Matinhos, com 13 casos. Guaratuba registra 12 homicídios, Antonina 7, Guaraqueçaba e Morretes têm 1 caso. 

E é pensando na gravidade desses dados, que a mãe da Isabelly, Rosania, quer promover “o grito pela paz” para que segundo ela, mães e pais não chorem mais pela morte dos seus filhos.

“Minha mensagem para pais que perdem seus filhos, independente de qual o motivo, eu falo que a fé é o maior alimento. E Deus nos dá sabedoria para poder vencer um dia após o outro. Amem muito os seus filhos, lutem por cada sonho, abrace muito, diga eu te amo porque depois não adianta mais”, declara.

Entenda o caso da youtuber Isabelly

Isabelly morreu dentro de um carro após ser atingida por um tiro acima do olho esquerdo, em fevereiro de 2018. O tiro foi disparado por Everton Vargas contra o carro em que a youtuber estava, onde ela, a mãe e dois amigos retornavam de uma gravação no balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná. Everton atirou do carro em que ocupava, onde estava seu irmão, esposa, filhos e sobrinhos.

O crime aconteceu na madrugada de 14 de fevereiro de 2018, na PR-412, entre os balneários Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Sonho interrompido

caso youtuberisabelly3

A youtuber Isabelly tinha 14 anos. Era modelo, estudante e tinha o sonho de ser jornalista. Ela criou sozinha um canal no YouTube, o “Isa Top Show”, onde tinha mais de 47 mil inscritos. O dinheiro que ganhava com o canal, guardava para futuramente cursar a faculdade. 

Isabelly, a menina alegre e sonhadora, teve a vida interrompida pela violência. Deixou a mãe Rosania, o pai Sergio, o irmão Felipe e a cachorrinha Sunny.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.


Após um mês do júri, mãe da youtuber Isabelly realiza manifesto contra a violência no litoral do Paraná

Aline Benvenutti

Jornalista profissional desde 2006. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão / Uninter. Certificada pelo Instituto Palavra Aberta como multiplicadora de Educação Midiática. Estudiosa de fact-checking, educação midiática e interessada no jornalismo de soluções. Já trabalhou em Assessoria de Comunicação de órgão público e empresa privada, além de jornal impresso.