A Justiça Eleitoral de Paranaguá, através da 5.ª e 158.ª Zonas Eleitorais, informa que ainda restam 183 vagas para mesários voluntários para atuar nas eleições 2016, a serem realizadas no dia 2 de outubro.
O analista judiciário do Fórum Eleitoral de Paranaguá, Marcos Daniel Nicola, destaca que as convocações estão bem adiantadas. “Dos 1.204 mesários que atuarão nas eleições municipais, faltam ainda ser convocados em Paranaguá 183 mesários”, destaca Marcos, explicando os principais locais. “Na 5.ª Zona Eleitoral, as seções eleitorais localizadas na Escola Graciela são as que mais necessitam de mesários voluntários, assim como as da Ilha do Mel , São Miguel e Amparo. Em geral precisamos de mesários nas ilhas. Já na 158.ª ZE, precisamos de mesários para o Colégio Francisca, Porto Seguro, Rio das Pedras e Luiz Andrioli, ou seja, os locais mais distantes das colônias são os que estamos precisando de mesários”, completa.
Marcos é analista judiciário do Fórum Eleitoral de Paranaguá.
A preferência é por eleitores que moram nas proximidades desses locais de votação. “As pessoas que moram nessas localidades e estiverem interessadas em contribuir ativamente com a maior festa da democracia devem comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor de Paranaguá, para que efetivemos a convocação”, disse Marcos.
A inscrição também pode ser realizada através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE-PR
Ele enfatiza que as intimações e as convocações continuarão até que se complete o número necessário para as mesas receptoras de votos. “É bom salientar que damos preferência aos mesários voluntários, mas se precisar estaremos intimando os demais eleitores para finalizarmos o número necessário. Os mesários são os representantes da Justiça Eleitoral na mesa receptora de votos. São eles que conduzem o processo democrático, uma função muito importante e valiosa para nós da Justiça Eleitoral”, explica.
O Fórum Eleitoral de Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, Jardim Alvorada. Telefone de contato (41) 3422-2623.
Por que ser mesário?
-
2 (dois) dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral;
-
Auxílio-alimentação no dia da eleição (valor de R$ 25);
-
Certidão a serviço da Justiça Eleitoral;
-
Desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos;
-
Aos universitários das faculdades conveniadas, reconhecimento como atividade extracurricular a prestação de serviços à Justiça Eleitoral nas eleições, contabilizando em dobro as horas certificadas, por analogia ao art. 98 da Lei 9.504/97 – Lei das Eleições.