Com a apuração final das notas, a Escola de Samba União da Ilha sagrou-se campeã do Carnaval parnanguara e conquistou o título pela 9.ª vez.
ENREDO
A Escola de Samba União da Ilha dos Valadares levou para a Avenida do Samba um enredo que mostra parte da cultura brasileira: “A Ilha embarca na lenda de Iracema, a Índia dos lábios de mel”.
A ideia em levar para a Avenida do Samba a lenda de Iracema é resultado de um sonho que o presidente da escola, Edvaldo Pedro, teve justamente em um momento em que ele estava pensando em não desfilar.
"O enredo veio através de um sonho que tive com a cabocla Jurema. E achei lindo! Foi bem no momento que eu ia desistir de desfilar e esse sonho mostrou que jamais podemos desistir. Aí procurei pesquisar sobre ela, mas não tinha a história vivida por Jurema e aí surgiu Iracema, quando li a história escrita por José de Alencar me apaixonei e resolvi colocar na avenida o romance da Índia Iracema”, explica o presidente da escola.
NA AVENIDA
Com um toque de romantismo, o Grêmio Recreativo chegou com oito alas, três carros alegóricos e cerca de 300 integrantes levando os foliões a sambar na história da índia Iracema, do escritor José de Alencar.
As alegorias levaram o tom alegre das cores vivas e a história de romance entre Martim e Iracema.
A Escola de Samba União da Ilha foi fundada em 1. ° de setembro de 1988 e tem como atual presidente Edvaldo Pedro e vice Elizete Garcia Godoi.
A União venceu em 2002, 2004, 2012, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019 e agora em 2020.
APURAÇÃO
A vencedora União da Ilha contabilizou 89,4 pontos. A Escola de Samba da Ponta do Caju ficou com o segundo lugar no desfile totalizando 88,5 pontos. A Filhos da Gaviões garantiu a terceira colocação com 88,4 pontos; o Leão da Estradinha contabilizou 86,7 pontos e a Escola Acadêmicos do Litoral somou 82,9 pontos.
Fotos: Folha do Litoral News e SECOM Prefeitura de Paranaguá