A Escola de Samba União da Ilha foi consagrada com o título de campeã do Carnaval de Paranaguá na tarde de segunda-feira, 4. O anúncio foi feito durante a apuração das notas de cada agremiação, a qual aconteceu na Praça de Eventos Mário Roque.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Na foto, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o presidente da União da Ilha, Edvaldo, o prefeito Marcelo Roque e a presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá, Melissa Elias Martins
Escola da Ilha dos Valadares conquista o oitavo título
A União da Ilha contabilizou 89.20 pontos. Na segunda colocação, veio a Ponta do Caju, somando 89.10 e na terceira colocação com 88.45 pontos a Escola de Samba Acadêmicos do Litoral.
Em quarto lugar, com 87.55 ficou a Escola de Samba Leão da Estradinha e em quinto lugar, com 86.50 pontos ficou a Escola de Samba Filhos da Gaviões.
O prefeito Marcelo Roque comemorou o desempenho de todas as escolas de samba. "Foi um Carnaval bonito. O Carnaval foi disputado ponto a ponto. As escolas fizeram um desfile luxuoso, então parabéns a todas as escolas que fizeram um desfile impecável", destacou.
O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, também comentou sobre o resultado. "Foi uma disputa bastante acirrada, um momento de emoção. O desfile das escolas deste ano foi maravilhoso e o resultado está aí. A União da Ilha campeã e a Ponta do Caju que voltou muito bem este ano, ficando na segunda colocação", disse o secretário.
“A emoção é única. Eu quis mostrar o quanto precisamos acabar com o preconceito contra a mulher negra e contra as religiões”, destacou o presidente da União da Ilha, Edvaldo Pedro, durante as comemorações.
UNIÃO DA ILHA COLECIONA TÍTULOS
A escola fechou o segundo dia de desfiles do Carnaval de Paranaguá 2019. A agremiação foi a terceira a se apresentar na noite de domingo e tinha bastante torcida nas arquibancadas.
Campeã no ano passado, o tema escolhido para o samba de enredo foi “Negra Mulher Guerreira, da África para o Mundo. A União da Ilha vem te exaltar”.
Foram 350 componentes que coloriram de vermelho, azul e branco a Avenida do Samba. O presidente da agremiação, Edvaldo Pedro, agradeceu a comunidade da Ilha dos Valadares após o anúncio do título de campeã.
Ala das baianas chamou a atenção de quem acompanhou o desfile da União da Ilha
BATERIA
Uma das novidades deste ano aconteceu no coração da escola: a bateria. Isso porque o mestre de bateria, Luciano Mocambo, introduziu alguns instrumentos da cultura africana, como, por exemplo, os atabaques, abraçando de fato o enredo.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi Taymisson Santos e Iara Zamboni. A rainha da bateria é Sura Vieira, a qual já esteve à frente dos ritmistas no ano passado.
A União da Ilha já conquistou o título do Carnaval parnanguara sete vezes: 2002, 2004, 2012, 2014, 2015, 2016 e 2018. E agora, garantiu mais um troféu para a coleção como campeã do Carnaval 2019.
Confira a letra do samba
NEGRA, ÓH MULHER NEGRA, A JOIA RARA É VOCÊ
QUE BRILHA EM CADA AMANHECER
AMOR PRA VIDA INTEIRA
CHEGOU A VERDADEIRA GUERREIRA
O TOQUE DO TAMBOR ANUNCIOU
A LUZ DE ORUM A ILUMINAR
O AYE SE TRANSFORMOU
SOB A BÊNÇÃO DE ORUMILÁ
BAOBÁ, SÍMBOLO DE FORÇA E RESISTÊNCIA
DA SUA RAIZ VEM A ESSÊNCIA, TODA ESSA AFRICANIDADE
É ANCESTRAL, CULTURAL
EXEMPLO DE LUTA E CORAGEM
SUA HISTÓRIA O DESTINO MARCOU
DE ALMA FERIDA, A ESCRAVA NAS MÃOS DO FEITOR
É SANGUE, É SUOR NA PELE SEM DÓ, CHIBATA
E SE FUGIR PRA MATA, CHIBATA
LAVOURAR, CANTANDO COM FÉ
NA DEVOÇÃO AOS ORIXÁS, AXÉ
QUEBRAM-SE OS GRILHÕES, LIBERDADE
SERÁ MEU DEUS, SERÁ VERDADE?
O FIM DA ESCRAVIDÃO, UMA NOVA ERA
BEM-VINDO AO MUNDO, O MUNDO TE ESPERA
BRILHA NEGRA MULHER
NOS PALCOS, NO CANTO E NA DANÇA
NOS SEUS IDEAIS A ESPERANÇA
NO ESPORTE, CONSAGRAÇÃO
AO PRECONCEITO EU DIGO NÃO
A UNIÃO DA ILHA TE ABRAÇA
NA BELEZA DA COR, NO ORGULHO DA RAÇA
Fotos: Prefeitura de Paranaguá