As comunidades carnavalescas de Paranaguá estiveram reunidas na noite de domingo, 27, para o lançamento dos sambas-enredos. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento festivo no literário campestre, abrindo com muita animação a programação do Carnaval 2019 de Paranaguá.
O evento contou com a participação do Mestre Penha, juntamente com a esposa, a passista e ritmista Michelle Ferreira. Eles viajaram do Rio de Janeiro a Paranaguá especialmente para o evento.
Penha se apresentou com os ritmistas e elogiou o empenho das escolas de samba.
“Paranaguá mostra que tem tradição em fazer Carnaval. Tudo que observei aqui nos dá certeza de que irão fazer um ótimo desfile na avenida, pois o trabalho é levado a sério. Estão de parabéns”, destacou.
Mestre Penha, Melissa Elias, Michelle Ferreira e Harrisson Camargo
O evento foi aberto pela bateria do bloco Bunda Leste. Em seguida todas as escolas de samba se apresentaram com suas baterias e casais de mestre-sala e porta-bandeira. As torcidas marcaram presença animando ainda mais o evento que foi marcado pela união das comunidades que fazem o Carnaval de Paranaguá.
Equipe da Secultur
De acordo com a presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Melissa Elias, o evento superou as expectativas.
“Estamos felizes pelo resultado obtido porque a participação das comunidades foi grande. Iniciamos os preparativos cedo, na manhã de domingo, para que tudo saísse dentro do planejado e tivemos apoios importantes garantindo o sucesso”, enfocou.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, parabenizou as escolas de samba, a Aesp e o prefeito Marcelo Roque por estar sempre apoiando a cultura local.
“É muito bonito ver essa união das escolas de samba, pessoas de todas as idades de agremiações diferentes participando juntas. Isso nos motiva mais ainda em criar ações em prol da cultura popular”, apontou.
Nesse ano, participam do desfile a Ponta do Caju com o enredo “Abrem-se as cortinas o espetáculo vai começar em um sonho de criança a Ponta vai passar”; Leão da Estradinha: A Fantástica Fábrica de Sonhos e Pesadelos; Filhos da Gaviões: No encanto da Asa Branca, a Gaviões exalta o povo nordestino; Acadêmicos do Litoral: Vem festejar as festas populares da cidade mãe do Paraná com a mãe verde e rosa dona Milene e a União da Ilha com o enredo “Negra mulher guerreira da África para o mundo, a União da Ilha vem te exaltar”.
Rhuana Aal e Markinhos Guaita, mestre-sala e porta-bandeira da Ponta do Caju
Os irmãos Willian e Simone, mestre-sala e porta-bandeira da Leão da Estradinha
Michelle Ferreira com a bateria da Filhos da Gaviões
Dona Milene presidente do Acadêmicos. Muita animação aos 90 anos
A próxima atividade da programação acontece dia 9 de fevereiro às 22h, no clube literário, sede campestre. Neste dia, será eleito o cortejo real do Carnaval juntamente com o concurso Gala Gay, que retorna após nove anos, organizado pela Aesp.
Interpretes do samba do Acadêmicos
Passistas da União da Ilha deram show de samba
Junior Veneno, mestre de bateria da Ponta do Caju
Sura Vieira, rainha da bateria da União da Ilha