conecte-se conosco

Carnaval

Saiba como será o funcionamento do comércio em Paranaguá no Carnaval

Lojas abrirão no sábado, 18, e segunda-feira, 20, retornando na Quarta-feira de Cinzas às 13h

Publicado

em

Após dois anos de pandemia, a chegada do Carnaval traz a expectativa entre foliões saudosos e alterações nos horários de funcionamento em diversos locais, entre eles no comércio local de Paranaguá. Com programação em clubes e em locais públicos, o município oferecerá diversas opções para os foliões nos próximos dias, com a possibilidade dos moradores irem às lojas do município mesmo durante a folia. Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas) e a Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), as lojas abrirão no sábado, 18, e na segunda-feira, 20, dia de várias atrações de Carnaval no litoral, fechando somente no feriado da terça-feira, 21, retomando as atividades na Quarta-feira de Cinzas. 

O presidente do Sindilojas, Humberto Máximo da Costa, ressalta que a sexta-feira, 17, teve funcionamento do comércio das 9h às 19h. No sábado, 18, as lojas abrirão das 9h às 18h, fechando no domingo e reabrindo na segunda-feira, 20, das 10h às 18h. No feriado de Carnaval, que ocorre na terça-feira, 21, o comércio não abrirá em Paranaguá. Na quarta-feira de Cinzas, no dia 22, as lojas reabrirão às 13h e irão funcionar até às 19h. 

“A expectativa do comércio para as vendas no Carnaval de Paranaguá é muito positivo, já temos histórico de outros anos de bons resultados. Alguns produtos que contribuem bastante para as vendas são fantasias, chapéus, fitas, camisetas, bermudas, shorts e sandálias entre outros. Essas vendas irão contribuir significativamente para o aumento das vendas no mês de janeiro e fevereiro”, ressalta o presidente. 

Aciap

O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud, também destacou a importância do horário diferenciado para garantir atendimento aos clientes durante o Carnaval, mas ressaltou que o período do ano gera um reflexo positivo tímido no comércio. Entretanto,segundo ele, há segmentos de lojas específicas que podem ter um saldo mais positivo nas vendas, ressaltando que para o folião ir às ruas comemorar, não necessariamente ele precisa gastar caro em roupas e no preparo, sendo algo mais baseado na irreverência e no conforto. “Não estou generalizando, mas logicamente que a papelaria vende um pouco de acessórios, diferente de, por exemplo, supermercados e segmentos de gastronomia, que é o que faz o consumidor gastar”, explica.

“A data, bem trabalhada, torna-se rentável e importante. Nesse cenário após a pandemia as datas comemorativas tornam-se mais importantes, pois são um momento a mais que o comerciante pode oferecer o produto, não somente as datas tradicionais, como também, por exemplo, dias específicos para comemorar profissões”, ressalta Anwar. 

Em alta

plugins premium WordPress