Mestre Penha do Rio de Janeiro também estará presente
No dia 27, às 19h, no Clube Literário (sede campestre), acontece o lançamento dos sambas enredos das agremiações de Paranaguá. A promoção é da Associação das Escolas de Samba (AESP) juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).
Os intérpretes das agremiações irão apresentar seus sambas juntamente com a bateria e os casais de mestre-sala e porta-bandeira. As comunidades carnavalescas também estarão presentes prestigiando e alegrando ainda mais o evento.
A entrada tem um custo simbólico de R$ 5,00 e pode ser adquirida no local ou antecipadamente com a Aesp e também com as escolas de sambas.As agremiações que integram a programação são: Unidos da Ponta do Caju, Leão da Estradinha, União da Ilha, Filhos da Gaviões e Acadêmicos do Litoral. Todas estarão desfilando e competindo em grupo único no Carnaval 2019.
O convidado especial da noite virá do Rio de Janeiro, especialmente para o evento: o Mestre Penha. Muito conhecido no meio carnavalesco, José da Penha Ferreira é uma das referências quando o assunto é bateria na capital carioca.
Há mais de 20 anos ele esta à frente da bateria do bloco ‘Simpatia’ que arrasta mais de 70 mil foliões na Orla de Ipanema. Fora da época de Carnaval, Mestre Penha percorre o Brasil como instrutor de oficinas de Carnaval.
Para Melissa Elias Martins, presidente da Aesp, a presença do mestre Penha é importante para fortalecer o intercâmbio cultural e carnavalesco. “É sempre enriquecedor quando uma pessoa com a experiência dele estabelece contato com as demais escolas de samba. É uma troca de experiências valiosa. Esse evento marca o início do Carnaval parnanguara, quando todas as escolas de samba estarão juntas, onde todos terão a oportunidade de conhecer os sambas. Faço o convite para a população, em especial às pessoas que gostam de Carnaval, para que prestigiem o lançamento”, convida.
CARNAVAL FEITO POR AMOR
O Carnaval de Paranaguá tem algumas peculiaridades que destacam a cidade. A começar pelas pessoas que participam das escolas de samba, como por exemplo, a foliã mais idosa do Paraná: Milene Gomes.
Aos 90 anos, a presidente do Acadêmicos do Litoral participa ativamente do calendário carnavalesco. Além dela, tem ainda o destaque Ailson Santos, de 82 anos, que desfila desde 1958 de forma ininterrupta. Tem ainda porta-bandeiras com mais de 30 anos de atividades como Iara Zamboni e Helenice Santana. Carnavalescos que participam desde a década de 1980 como Tino Zella e Mágico Junior e outras pessoas respeitadas por manterem viva a cultura popular do Carnaval em Paranaguá.