Na noite de quarta-feira, 31, acontece a abertura da programação do Carnaval 2018 de Paranaguá. A festa neste ano é intitulada “Essa folia tem história” e conta com vasta programação.
A partir das 19h30, no Teatro Rachel Costa, será aberta a Mostra de Arte Carnavalesca. A atividade integra a programação do Carnaval há 15 anos com o objetivo de resgatar a memória da cultura popular, trazendo fotos de antigos desfiles, fazendo o público relembrar aqueles que um dia ocuparam o posto de Rei e Rainha do Carnaval de Paranaguá.
Às 21h, acontece a escolha do cortejo real do Carnaval. Serão eleitos o Rei Momo, a Rainha e as duas princesas, os quais terão como compromisso comandar a folia da cidade Mãe do Paraná. De acordo com o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Dicesar Tramujas, cada agremiação poderá apresentar duas candidatas ou candidatos aos títulos, o quais serão avaliados nos quesitos desenvoltura, simpatia e samba.
Para Anatana Cristina, atual Rainha do Carnaval de Paranaguá, foi uma experiência única. “Eu concorri em 2015 e conquistei o título de primeira princesa. Como o regulamento permite participar de volta quando a candidata não é eleita rainha, eu tentei de novo em 2016 e venci. Porém não pude comandar a folia porque naquele ano a festa carnavalesca foi cancelada por causa da epidemia de dengue. Mas em 2017 pude participar do cortejo. Foi maravilhoso ter participado dos eventos do Carnaval em clubes e na rua, sentir de perto o calor humano do povo parnanguara e ver a reciprocidade para conosco”, contou.
Todos que um dia participaram do cortejo real sentem saudades e muitos deles acabam concorrendo de novo. “Não existe melhor Carnaval no Paraná como o de Paranaguá. Com toda certeza nosso Estado tem que valorizar a grandiosidade do Carnaval de Paranaguá. Eu amei ter sido Rei Momo do Carnaval de Paranaguá. Foi lindo e inesquecível e no ano que vem pretendo concorrer de novo”, destacou Anderson Pedroso, Rei Momo em 2010.
A noite carnavalesca contará ainda com apresentação do casal do mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo 2018 e da bateria das agremiações. Os convites podem ser adquiridos nas agremiações em troca de 1 quilo de alimento não perecível.
Foto: Arquivo