No domingo, 12, aconteceu a 72.ª edição do Banho de Mar a Fantasia de Paranaguá. O evento é considerado o maior pré-Carnaval do sul do País. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) recebeu neste ano a inscrição de 18 blocos, os quais realizaram o trajeto, partindo da Praça do Guincho até a Praça dos Povos Árabes (em frente a rodoviária), passando por ruas históricas do centro.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, é o maior evento pré-carnaval do Litoral. “Em torno de 50 mil pessoas participaram do tradicional Banho à Fantasia que acontece em Paranaguá, há 72 anos, atraindo foliões de todo o Estado do Paraná”, divulgou a prefeitura.
Participaram do banho a fantasia, os blocos: Junqueira; Pé do Gigante; Amigos do GP; Amigos da Pitangueira; Grupo dos Largados; Rock in the Shower; Bloco do Santinho; Gusso Folia; Vai faz a Fila; Super Fantástico; Deck Bar; Amigos do Morrinho; Alegria, Alegria! Educar é todo dia; Ripa na Chulipa; Folia Atlanta; A vida é Hoje!; Bloco do Ferrinho e Pangaré.
“Nos preparamos para realizar o maior Banho a Fantasia de todos os tempos, com organização e segurança, com a presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Foi uma festa linda com a alegria contagiante da população parnanguara, assim como os turistas que aqui estiveram”, explica Maria Plahtyn, secretária municipal de Cultura e Turismo.
Neste ano, a segurança do evento foi reforçada, graças ao efetivo de 80 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). “Foram 80 guardas municipais no circuito, acompanhando do início ao fim os festejos, além do sistema Muralha Digital que auxilia na segurança”, divulgou a prefeitura.
HISTÓRIA DO BANHO A FANTASIA
O evento conta com registro oficial do ano de 1950 e tem como idealizador reconhecido o saudoso parnanguara Antônio Dias Moura – também criador da escola de samba Junqueira – uma das precursoras do carnaval em Paranaguá. O desfile dos blocos é puxado por um trio elétrico com a presença do cortejo real, em companhia da bateria da Escola de Samba Junqueira, que mantém atividades desde 1947.
CONCURSO DE FANTASIAS
Paralelo ao Banho a Fantasia aconteceu o Concurso de Fantasias, no hall de entrada do Teatro Municipal Rachel Costa, e teve como objetivo estimular, divulgar e fomentar a arte carnavalesca no maior evento que antecede os festejos de momo.
Os jurados foram Christian Barbosa, jornalista, blogueiro, ator, professor de História e folião a mais de 30 anos; Luciano Rodrigues de Magalhães, folião a mais de 40 anos, desfilando em Escolas de Samba e foi eleito rei momo de Paranaguá 1994, 2013, 2018, 2020, 2023 e Arlete Lopes Alves França, servidora municipal e já participa do Carnaval há mais de 20 anos na secretaria de Cultura e Turismo.
“Com o concurso incentivamos o uso da fantasia, retomando a tradição e a essência do evento carnavalesco. Nossa equipe analisou a originalidade e criatividade dos participantes durante suas apresentações”, explicou a secretária municipal de Cultura e Turismo.
Confira a classificação do concurso de fantasia
1.º lugar: Josenir Bittencourt da Conceição com a fantasia Ágatha do Vôlei de Praia Grávida;
2.º lugar: Gaye Vieiri com a fantasia Fênix do Amor;
3.º lugar: Cleverson Giovanne Leal com a fantasia Protótipo de um Bafômetro.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá