A Escola de Samba Acadêmicos do Litoral Paranaense tem a tradição de apresentar no desfile carnavalesco a cultura parnanguara. Para 2018 não será diferente, ou seja, o enredo vai contar sobre a passagem do imperador D. Pedro II por Paranaguá.
O tema deste ano é “O Paraná é uma bela província de grande futuro. A saga do imperador D. Pedro II em terras paranaenses”. De acordo com os carnavalescos Adriano Lourenço e Cynthia Pereira, foi feita uma pesquisa sobre o referido período do século XIX.
“Em Paranaguá, D. Pedro II visitou a Câmara Municipal, a Igreja Matriz, escolas, o Hospital de Misericórdia e também esteve na cadeia. Dom Pedro II e sua esposa, Thereza Cristina, se hospedaram na ‘casa espaçosa do Barão de Nácar’, o qual foi um dos maiores exportadores Paranaense de erva-mate”, apontou o carnavalesco. É em cima desse fato que vem sendo trabalhado o desfile de Carnaval.
Outras novidades vêm sendo anunciadas desde o final do ano passado. O objetivo é fazer um desfile à altura da agremiação que possui em seu currículo a conquista de 14 títulos do Carnaval de Paranaguá.
No ano passado, o Acadêmicos do Litoral mostrou a história da fundação da cidade através do enredo “Em busca do ouro”.
“Para este ano, a história continua em um de seus mais belos capítulos que foi a visita do imperador”, destaca a presidente da agremiação, Milene Rosa Gomes.
Os ensaios da bateria acontecem na Vila Cruzeiro, de segunda à sexta-feira, na Rua Ildefonso Munhoz da Rocha, a partir das 21h. No local, as pessoas interessadas em desfilar podem obter mais informações.
A letra do samba foi composta por Rodrigo Bola, um dos compositores mais conhecidos do Brasil especializado em sambas de enredo. Intérpretes: Diogo Monteiro, Marcos Roberto e Solemar, Luciano da Rosa (cavaquinhista), Rafael Palotino (violão 7 cordas), Junior Veneno (mestre de bateria).
CONFIRA A LETRA DO SAMBA-ENREDO
“O Paraná é uma bela província de grande futuro. A saga do imperador D. Pedro II em terras paranaenses’’.
A mais famosa vai passar
Vem com a academia festejar
A verde e rosa, meu caso de amor
Hoje canta a saga do imperador
Foi no balanço do mar
Do rio de janeiro, capital
Numa viagem sem igual
A bordo de um navio a vapor
Dom Pedro segundo aqui chegou
E ao pisar nesse chão
Tanta beleza invadiu seu coração
Comentou com a imperatriz, rumo à casa do barão
Olha que linda Paranaguá
Esse povo é de se admirar
Uma grande honra pra nossa cidade
Que se enfeitou, festejou
Num gole de erva-mate, felicidade
O monarca provou e se apaixonou
E assim se despediu, a comitiva seguiu
A cada cidade uma nova emoção
Num cortejo triunfal
Uma grande festa na capital, provincial
Colônias de imigrantes visitou
Em lindas carruagens desfilou e à corte regressou
Paraná uma bela província, um futuro especial
Marcada nas páginas da história
E no diário imperial.