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Comunicação

Camila Roque deixa a função de secretária de Comunicação de Paranaguá e faz balanço da gestão

Ela estava desde 2017 na pasta e acompanhou as duas últimas gestões municipais

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A ex-secretária de Paranaguá, Camila Roque, assumiu a função em 2017, na recém-criada Secretaria Municipal de Comunicação. Coube a ela estruturar a nova pasta, montar a equipe e traçar as novas estratégias para aproximar os serviços públicos da população através da informação. Camila deixou a função no começo deste mês e fez um balanço das suas ações, entre elas as parcerias criadas com as demais secretarias, especialmente a de Educação e a de Cultura e Turismo.

A secretária municipal de Comunicação e jornalista tinha o desafio inicial de organizar a parte administrativa para o início das ações. “Aos poucos fomos estruturando, a princípio não tínhamos a função do marketing, apenas do jornalista. A Prefeitura passou de assessoria de imprensa para também veículo gerador da informação. Além de atender os veículos, a gente tinha nossa própria plataforma. Com isso, a demanda aumentou também, tivemos que começar a interagir com quem nos perguntava, acabamos virando um canal de contato. Criou-se essas novas demandas e precisamos de mais profissionais. O que nos ajudou muito foram os estagiários, começamos com uma equipe mista, mas o frescor da juventude que nos deu gás para embarcar nessas tendências de rede social”, contou Camila.

No início da gestão, eram cerca de 2 mil seguidores nas redes sociais e hoje o número está perto dos 50 mil. “A gente sabe dessa nova maneira de consumir informação, de alcançar públicos diferentes. Também vimos a necessidade de ter páginas nas redes sociais para secretarias de forma segmentada, porque o que era interessante para um pai de determinada escola no município, não era para todo o resto da cidade. A página que tivemos mais sucesso foi a da Secretaria Municipal de Educação, que tem uma demanda grande e a que tem uma responsabilidade com a imagem e segurança das crianças”, enfatizou Camila.

Comunicação na pandemia  

Alguns fatos reforçaram a importância de informar a população de maneira clara e eficiente. Entre eles, o período da pandemia. “A gente lidou com a informação, com a contrainformação, com a rejeição, com o momento político, eram muitas correntes trabalhando ao mesmo tempo. Todos buscavam saber sobre a mudança da faixa etária para a vacinação, tinham muitas questões polêmicas sobre a vacina, tentamos fazer uma comunicação que fosse não muito técnica e que também não levantasse uma bandeira e acho que tivemos sucesso. Atribuo isso também ao protagonismo do Marcelo Roque, de estar à disposição e encarar situações mais delicadas. Com isso, a nossa comunicação fluiu muito melhor. Eram muitos decretos e o mais delicado foi aquele que permitiu que as pessoas trabalhassem de casa. Mandamos todos da Secretaria para a casa e nos revezamos em três. Se manter firme para poder atender todo mundo foi um grande desafio”, lembrou Camila.

Na época, o Governo Federal fez um decreto permitindo que as rádios e TVs locais abrissem mais uma frequência para atender os municípios. Dessa forma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi criada uma programação voltada aos estudantes.

“Esse foi o grande marco da nossa parceria, fizemos 70 programas do Mundo Ludi, fora os demais da grade, pois tínhamos os músicos da cidade que precisavam trabalhar. Foi criado um espaço para eles, assim como um de notícias com o nosso amigo, o saudoso Osvaldo Capetta. Esse projeto da TV eu vou carregar com muito carinho, deu muito trabalho, mas foi muito gratificante fazer”, afirmou Camila.

Outros marcos

A ex-secretária salientou as obras relevantes para a cidade que foram entregues nesses últimos anos com a participação da Secretaria de Comunicação. “Contamos a história da unidade avançada do Erasto Gaertner, algo que ficará marcado por muito tempo. Assim como a Estação Ferroviária, que a princípio não era, mas virou o símbolo da vacinação. Foi um trabalho mais de curadoria, desde o começo acompanhamos os processos até a entrega, pois se trata de um registro histórico”.

Outro marco foi a criação de uma lei que fez com que a educomunicação se tornasse uma política pública no município. “Hoje, a Secretaria de Educação coloca em prática essa metodologia, usa as ferramentas de comunicação para ensinar alguns conteúdos em sala de aula”, acrescentou Camila. 

Ela ainda afirmou que um compromisso que a equipe de comunicação tem desde o início é deixar todos os acessos às redes sociais da Prefeitura, além do acervo fotográfico. É pelas imagens, entrevistas e textos que a história de Paranaguá pode ficar registrada para as próximas gerações.

“Tudo isso custou dinheiro público, tempo, investimento do município e é a certeza da comunicação com a sociedade. Deixaremos todo o acesso às redes e todos os arquivos que temos ao longo desses oito anos, esse é o nosso compromisso”, ressaltou Camila.

Turismo

Mais recentemente, com a temporada do navio de passageiros da MSC Cruzeiros em Paranaguá (de dezembro de 2023 a março de 2024), com embarques e desembarques todas as sextas-feiras no município, a Secretaria de Comunicação viu a necessidade de contribuir com a Secretaria de Turismo para mostrar as belezas da cidade.

“A gente precisava entender a necessidade de consumo de informação turística. Passamos a frequentar os maiores eventos de turismo do Brasil para colher essa informação e levar o nome de Paranaguá. Produzimos materiais audiovisuais e gráficos com a nossa equipe, com mão de obra de muita qualidade. Acredito que Paranaguá ainda pode evoluir muito nessa área, o novo passo deve ser um píer de atracação para os navios de cruzeiro”, afirmou Camila.

Segundo ela, a entrega da revitalização da Praça de Eventos Mário Roque, em dezembro de 2023, ajudou a retomar a autoestima do parnanguara. “Voltaram para a praça aos fins de semana e passaram a receber os turistas, com mais gentileza, autoestima, mudou o cenário, o clima, os materiais que a gente divulgava de turismo já tinham uma aceitação melhor”, observou Camila.

Rádio educativa

Em breve, Paranaguá terá uma rádio educativa sob gestão do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá. “Eles entenderam que a Prefeitura era um local adequado para a instalação da torre de transmissão, já foi feita a tratativa, está bem avançada e, nos próximos dias, já teremos o início da construção dessa torre. Em contrapartida, pedimos 2h diárias de programação dentro da grade em um horário nobre. Deve ser um conteúdo institucional. O IFPR fará a contratação de profissionais, torço para que sejam pessoas do município e vem a calhar com o nosso projeto de educomunicação, quem sabe levando as crianças para ocuparem um espaço na rádio”, declarou Camila.

“Agradeço ao prefeito Marcelo Roque que confiou no meu profissionalismo, trabalhei na campanha de 2016 sem nenhuma perspectiva de ir para a Prefeitura e recebi o convite, embora para alguns não fosse uma surpresa, para mim não era esperado. Foi um desafio desde o início, estar no setor público é muito diferente. Agradeço também à imprensa, a Folha do Litoral que sempre nos recebeu bem, sabemos do protagonismo dos veículos para chegar onde a gente não pode chegar. Muito do que a gente conseguiu foi por conta desse apoio e também agradeço aos profissionais que passaram pela Secretaria”, concluiu Camila.

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