Café com Lideranças

Folha do Litoral News recebe cartorários de Paranaguá

Encontro aconteceu na quinta-feira, 29, na sede do jornal

hueydvpf 1584450527

A Folha do Litoral News recebeu para o Café com Lideranças de quinta-feira, 29, os cartorários Arlei Costa Júnior, do 2.º Tabelionato de Notas de Paranaguá, e Patrick Roberto Gasparetto, do Cartório de Registro de Imóveis.
Os convidados foram recepcionados pelos diretores, Luiz Carlos Bonzatto, Antonio Saad Gebran Sobrinho e Jacqueline Guimbala.  
Durante a conversa, falaram da importância dos serviços dos cartórios e como veem o relacionamento com a imprensa local. 
Arlei Costa Júnior destacou que os cartórios prestam relevantes serviços à sociedade. “Os cartórios extrajudiciais são delegações do Poder Público justamente com a delegação de prestação do serviço com caráter meritocrático em função de ser exercido em caráter privado. Os cartórios praticam todos os atos corriqueiros que são as escrituras, reconhecimentos de firma, certidões de nascimento, casamento, em nome do Estado, tentando atingir o máximo de eficiência na prestação destes serviços”, destaca Costa Júnior, comentando sobre a importância da imprensa para a divulgação das informações e serviços. “Acredito que os cartórios e os meios de comunicação possuem um ótimo relacionamento, o que é importante, pois é através da mídia que a sociedade acaba recebendo estas informações, esclarecendo a comunidade dos serviços e de suas utilidades, e instruem a população como bem podem praticar a cidadania”, completou. 
Patrick Roberto Gasparetto destacou que a vida de um cidadão pode ser mapeada por meio de certidões. “Há um sistema hoje, e o Brasil é um exemplo, a pessoa nasce e necessariamente vai ser registrada, o índice de nascimento sem o registro no Brasil é um dos menores do mundo. Então, efetivamente a pessoa existe porque é registrada, ela é cidadã a partir do registro o que torna este documento de fundamental importância, assim como as demais certidões”, disse o cartorário, que vê na imprensa uma função social indispensável para a sociedade. “A imprensa desempenha uma função social imprescindível para a comunidade, e os cartórios estão em paralelo a isso tentando dar efetividade aos direitos de forma mais simples, evitando o litígio e que isso vá para a Justiça e cause mais transtornos, evitando mais gastos e soluções mais morosas. Creio que tanto os cartórios e a imprensa se posicionam neste sentido na efetivação dos direitos das pessoas”, finaliza Gasparetto. 

Você também poderá gostar

Folha do Litoral News recebe cartorários de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.