Editorias

Beach Tennis na Arena Portos do Paraná movimenta o litoral paranaense

Mais de 3 mil pessoas acompanharam o campeonato internacional realizado em Caiobá

Arena Portos do Paraná

Neste final de semana, 128 atletas participaram de um dos mais importantes torneios de Beach Tennis do mundo, o Grand Prix de Caiobá BT400

As arquibancadas da Arena Portos do Paraná, no Verão Maior, lotaram neste sábado, 8, e domingo, 9. Neste final de semana, 128 atletas participaram de um dos mais importantes torneios de Beach Tennis do mundo, o Grand Prix de Caiobá BT400. Os vencedores, na competição masculina, foram Daniel Schmitt e Federico Galeazzi. Já na categoria feminina, as atletas Ninny Valentini e Giulia Gasparri levaram o primeiro lugar. A competição distribuiu US$ 35 mil em prêmios e faz parte do calendário da International Tennis Federation (ITF).

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbisk, também estiveram presentes. A programação inclui também os torneios locais, que seguem até domingo, 9, com entrada gratuita.

“A Arena é mais uma ação comemorativa os 90 anos da Portos do Paraná. Um incentivo ao esporte, fortalecendo a relação porto-cidade”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Arena Portos do Paraná
Competição distribuiu US$ 35 mil em prêmios

O vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis e organizador do evento, Sílvio Souza, destaca a relevância do evento. “Os melhores do mundo estão aqui. Há três anos consecutivos estamos trabalhando para chegar ao BT400 e pedimos para que a etapa do ano fosse aqui em Matinhos, sabendo da estrutura que o governo nos fornece, montando essa arena bem legal”, explicou Souza.

“Ver uma arena dessa lotada é realmente uma satisfação enorme. Estamos muito felizes com o apoio da Portos do Paraná”, declarou o diretor do evento, Gabriel Farah.

No local, o público recebeu brindes da Portos do Paraná. A ação fez parte da divulgação de outro evento que está sendo organizado pela empresa pública: a Corrida do Porto, que será realizada no dia 18 de maio.

Estrelas

O treinador número 1 de Beach Tennis no mundo, o italiano Alessandro Buccelli, elogiou a Arena Portos do Paraná. “Aqui é bem legal porque estamos perto do mar, então isso é algo que eu gosto muito. Não tenho essa reclamação da estrutura. Tem uma ótima quadra central, estamos muito felizes”, afirmou Alessandro.

O treinador comandou a dupla André Baran e Michele Cappelletti, que venceu o torneio por 2 sets a 1. O Cappelletti é ex-número 1 e atual número 3 do ranking de duplas da ITF, dono de mais de cem títulos na carreira e campeonato mundial dez vezes. É o único hexacampeão mundial de duplas da história e recordista de títulos ITF.

Entre as mulheres, o destaque foi para a dupla italiana Ninny Valentini e Giulia Gasparri, que venceram por 2 sets a 1. A primeira é duas vezes melhor do mundo e duas vezes campeã em disputas por dupla. A segunda atleta é cinco vezes melhor do mundo e cinco vezes campeã no ranking de duplas, sendo a terceira melhor do mundo.

 “O nível dos jogos e das adversárias é muito alto e eu acho que a Arena Portos do Paraná acompanhou esse nível “, afirmou Júlia Nogueira, atleta profissional de Beach Tennis e 16ª melhor do mundo.

A maringaense Isadora Simões, dupla de Julia e 19ª melhor do mundo no esporte, se apresentou em casa jogando na Arena Portos do Paraná. 

“Minha infância, muitas vezes, foi em Caiobá e estou muito feliz de estar aqui mais uma vez. Inclusive, meu primeiro torneio de beach tênis foi aqui, em 2016, e hoje vejo um crescimento absurdo. Fomentar o esporte é muito importante, e tudo isso aqui é o resultado do que vocês vêm fazendo”, afirmou o atleta.

“Como paranaense, é muito bom receber um torneio dessa magnitude, pela primeira vez no BT400 aqui, e estou bem contente por representar o Paraná nesta edição”, declarou o atleta Marcelo Reck.

Trajetória do Beach Tennis

O beach tennis nasceu na Itália, na cidade de Ravenna, em 1987, e chegou ao Brasil pela primeira vez em 2008, no Rio de Janeiro, por meio de um atleta italiano que se mudou para o país e dava aulas de graça na praia. O objetivo é lançar a bolinha para o campo adversário com a ajuda de uma raquete, impossibilitando que ela seja rebatida pelo time oponente, caindo no chão. 

Durante a pandemia, o esporte estourou, pois permitiu a prática de exercícios com mais pessoas, ao ar livre e em uma distância segura. A Confederação Brasileira de Tênis é uma entidade que regula o esporte no País.

Fonte: Portos do Paraná

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Beach Tennis na Arena Portos do Paraná movimenta o litoral paranaense

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Beach Tennis na Arena Portos do Paraná movimenta o litoral paranaenseAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.