Artigos

A Brinquedoteca de Rio do Sul – por Guilherme Guimbala Junior

Escrever sobre um sonho que está prestes a se concretizar sempre desperta muitas emoções em quem escreve, principalmente, por ser...

@profguimbala

 

Escrever sobre um sonho que está prestes a se concretizar sempre desperta muitas emoções em quem escreve, principalmente, por ser educador, e escrever sobre a inauguração de uma Brinquedoteca pública municipal na cidade catarinense de Rio do Sul.

O projeto é capitaneado pela mestra Cristina Ortiga Ferreira e vem brindar a comunidade estudantil, pais , professores e pesquisadores com a criação de um espaço único e diferenciado totalmente dedicado à aprendizagem por meio dos elementos lúdicos.

O espaço tem design e mobiliário inspirados em escolas particulares de Londres, mais do que um espaço de jogos vai se transformar com a assessoria da mestra Cristina e seus orientados num centro produtor de conhecimentos lúdicos voltados à facilitação do processo de aprendizagem. Enquanto brinca, a criança, explora, compara, analisa, nomeia, classifica, quantifica, deduz, soma, diminui, brincando se aprende fazendo. A criação de um espaço desta importância pressupõe uma organização, planejamento e controle com muito cuidado por se tratar de local pensado para propiciar disposição, bem-estar e, principalmente, prazer no aprender.

Piaget, nos anos 60, já ensinava que aprender com prazer é sempre mais proveitoso e significativo. A neuropsicologia, quando desvenda os caminhos neurais para se aprender alguma coisa, alerta que antes de se fixar no córtex o estímulo tem de passar primeiro no sistema nervoso límbico, responsável pelas emoções, em português popular, aprender brincando e com professores legais e motivados é bem melhor. O espaço tem como um de seus objetivos possibilitar que estas crianças possam se expressar e se desenvolver de forma criativa e original suas personalidades. Além da estrutura disponibilizada, a brinquedoteca vai contar com uma professora brinquedista, técnica capacitada para ser uma parceira facilitadora da aprendizagem, trabalhando e planejando junto com os professores da rede um repertório de situações didáticas com elementos lúdicos diversos, onde ao fim brinquedista e professor registram suas atividades e compartilham seus resultados. Nestes tempos de se repensar a qualidade da educação de nossas crianças, cada vez mais a formação de professores vem assumindo posição de destaque nas discussões públicas. E são os primeiros anos de vida, dito por vários especialistas e neuropsicólogos, como os mais importantes e determinantes para a formação da personalidade dos indivíduos.

Daí ser a iniciativa da prefeitura de Rio do Sul, disponibilizando uma brinquedoteca em uma escola pública municipal uma obra digna de registro, respeito e nossa admiração e diria, como joinvilense, de dar certa inveja do espaço instalado no Centro de Educação Infantil Canta Galo, dizia Platão as crianças devem aprender por entretenimento e nunca pela força!

Você também poderá gostar

A Brinquedoteca de Rio do Sul – por Guilherme Guimbala Junior

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados