O Rotary Club de Paranaguá Rocio, pertencente ao Distrito 4730, está realizando mais uma edição do Projeto Boa Visão, que tem por finalidade atender crianças carentes desde o teste de acuidade visual à entrega de óculos e/ou cirurgia, caso seja necessário.
Neste ano, o Boa Visão está sendo feito na Escola Municipal Prof.ª Berta Rodrigues Elias, localizada no bairro Emboguaçu. Cerca de 100 alunos participaram da primeira etapa do projeto, com teste de acuidade visual aplicado pelos rotarianos, algo que envolveu os estudantes dos 3.ºs, 4.ºs e 5.ºs anos do Ensino Fundamental.
O presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio destacou que o projeto vem, a cada ano, beneficiando mais estudantes da cidade. “É um projeto que o Rotary vem realizando na cidade de Paranaguá há mais de duas décadas. Muitas crianças já foram beneficiadas através do Boa Visão. Buscamos realizar anualmente, sempre com alunos de uma escola específica. Na última edição, o Rotary realizou na Escola Municipal Eva Cavani e hoje estamos nas últimas etapas deste projeto com os estudantes da Escola Municipal Prof.ª Berta Rodrigues Elias. O projeto envolve os associados do clube, comunidade escolar, a clínica e a ótica parceiras”, destacou.
- Alex Vizine assume a presidência do Rotary Club de Paranaguá Rocio
- Rotary Club de Paranaguá Rocio realiza evento de Páscoa na Comunidade do Amparo
- Rotary Club de Paranaguá Rocio recebe visita do governador do Distrito 4730
Segundo o Rotary, o projeto Boa Visão tem como objetivo oferecer exames oftalmológicos e doação de óculos para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. A primeira etapa é a realização do teste de acuidade visual com crianças de uma escola determinada previamente. A maioria dos alunos matriculados participam.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Na segunda etapa, os alunos fazem exames clínicos oftalmológicos com profissionais de uma clínica parceira do Rotary, que neste ano é a Pró-Visão – Instituto de Olhos do Litoral do Paraná. Após os exames, os receituários são encaminhados para a ótica, que confecciona os óculos, armação e lentes, de forma gratuita. A proposta atende crianças carentes em Paranaguá.
“Sabemos que a leitura é uma prática indispensável para o aprendizado e formação de um indivíduo em um mundo cada vez mais conectado, em consequência disso muitos alunos possuem dificuldade de aprendizado por uma deficiência visual que na maioria das vezes é descoberto mais por questões financeiras não são solucionados. O projeto visa minimizar os déficits de aprendizagem que possam existir por deficiência visual, facilitando a leitura”, informou o Rotary.
Um total de 10 alunos foram encaminhados para a clínica Pró-Visão para realização de consultas com o profissional da área e novos exames foram realizados, afim de identificar se, de fato, a criança necessitará usar óculos de grau. Todos os alunos que participaram do projeto tiveram a autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável legal.
A próxima etapa será a aquisição dos óculos, que serão doados às crianças participantes do projeto e que necessitarão do uso daqui para frente, melhorando a visão e contribuindo para a sua aprendizagem.