Na última sexta-feira, 22, a equipe do Centro Cultural Cecília Correa Carvalho (5C) esteve no Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos, em Paranaguá, para realizar um encontro de alinhamento pedagógico com professores, pedagogas e equipe escolar. A unidade será a primeira a receber o Projeto Cumbuca 5C, que inicia oficialmente na próxima quarta-feira, 27, quando ocorrerá a apresentação aos estudantes e as matrículas dos primeiros participantes.
O projeto contará com dez turmas de 12 alunos cada, atendendo jovens de 14 a 20 anos. Criado de forma voluntária e mantido com recursos próprios, o Cumbuca 5C já teve três edições anteriores e contribuiu para o desenvolvimento de 53 jovens de Paranaguá e Curitiba. Na capital, o trabalho foi realizado em parceria com Paulo Cruz, Paula Mineto e a Lapidus Networking, levando conhecimento por meio do livro “Como Transformar o Mundo”, escrito e desenvolvido pelo próprio 5C, que também atua como editora.
A publicação narra a história de transformação de seu idealizador, João Costa Júnior (Jota Jota), além da trajetória do Centro Cultural Cecília Correa Carvalho, que há 10 anos promove atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens a partir dos cinco pilares conhecidos como os 5Cs: Conhecimento, Cooperação, Cultura, Comunidade e Conscientização.
Como funciona o Projeto Cumbuca
A metodologia do Cumbuca consiste no estudo dos capítulos do livro, em que os participantes são sorteados para apresentar seu entendimento sobre os conteúdos. Após as apresentações, todos discutem os temas abordados, com o objetivo de construir coletivamente trilhas de oportunidades para a realização de sonhos e projetos de vida.
Metas para 2025
Neste ano, a meta é formar 120 novos participantes no curso Cumbuca 5C e distribuir gratuitamente cinco mil exemplares do livro nos colégios estaduais de Paranaguá. A primeira etapa será realizada no Colégio Dr. Arthur Miranda Ramos e, em fevereiro, o 5C fará o alinhamento com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá para definir as próximas instituições que receberão o projeto.
Segundo os organizadores, a expectativa é que a iniciativa amplie o acesso ao conhecimento, fortaleça a cooperação entre os jovens e incentive o desenvolvimento de novas lideranças comunitárias em Paranaguá.





