Connect with us

Ação Social

Mesa Brasil: Sesc e Sebrae se unem para criar rede de solidariedade

População e empresas podem contribuir com a doação de alimentos

Publicado

em

Um dos serviços do Sesc Paraná que se manteve ativo durante a pandemia do novo Coronavírus foi o Mesa Brasil, um programa de segurança alimentar e nutricional que continua a coletar alimentos junto aos doadores e distribuir àqueles que mais precisam. Agora, o Mesa Brasil também tem o apoio do Sebrae, que vai fornecer consultorias on-line gratuitas para empresas que se solidarizarem com a iniciativa.

Segundo informações divulgadas pelo Sesc, por ano, o Mesa Brasil arrecada cerca de 40 milhões de quilos de alimentos, distribuídos a mais de seis mil instituições cadastradas em todo o País. Equipes especialmente capacitadas para este trabalho atuam na triagem dos alimentos e na logística de transporte.

“Irão beneficiar muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social, situação agravada pela pandemia da Covid-19”, disse o gerente do Sesc Paranaguá, Joel Viana, sobre as arrecadações

O gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior, afirmou que as arrecadações para o programa são muito importantes, especialmente neste momento. “Irão beneficiar muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social, situação agravada pela pandemia da Covid-19. Essas pessoas já vivem na pobreza e, com o vírus, que ocasionou milhares de demissões devido ao fechamento de empresas e as medidas de isolamento social, a situação piorou”, destacou.

Sendo assim, a proposta é que a campanha resulte em um trabalho de solidariedade humanitária. “De enfrentamento da situação e responsabilidade de todos diante do atual cenário de calamidade pública e insegurança alimentar da população economicamente vulnerável”, afirmou Joel.

A população de Paranaguá e também as empresas podem contribuir com a doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. “Fará toda a diferença na mesa de muitas famílias, contamos com sua doação, com seu gesto de solidariedade, para ajudar tantas famílias parnanguaras que realmente precisam muito neste momento, venha fazer parte desta rede de solidariedade”, enfatizou Joel.

As doações podem ser entregues na unidade do Sesc em Paranaguá, situada na Rua Domingos Peneda, 947, bairro Estradinha (próximo à UPA), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. As entregas também podem ser feitas no Hiper Condor, na Raia, onde há uma caixa azul, nas proximidades da escada rolante.

Parceria com o Sebrae

Segundo Joel, a parceria com o Sebrae cria uma rede de solidariedade. “Estamos pedindo doações aos empresários e eles terão consultoria on-line gratuita oferecida pelo Sebrae, pois muitas empresas necessitam de orientação neste momento de pandemia. Ou seja, os empresários ajudam famílias parnanguaras através de sua doação para a Campanha Sesc Mesa Brasil e o Sebrae ajuda os empresários a se levantar no meio de todo o cenário que estamos vivendo”, explicou o gerente do Sesc.

“A solidariedade tem sido a grande força para que todos consigam sobreviver, seja empresa, seja pessoa física, ou os mais carentes, precisam desse grande movimento”, afirmou a consultora de negócios do Sebrae, Catiane dos Santos

A consultora de negócios do Sebrae, Catiane dos Santos, disse que é fundamental unir esforços para que não falte alimento na mesa das famílias. “Nós do Sebrae entendemos a importância desse programa e somos parceiros. Quando o Joel nos procurou, prontamente entendemos e sabemos que em momento de pandemia, a solidariedade tem sido a grande força para que todos consigam sobreviver, seja empresa, seja pessoa física, ou os mais carentes precisam desse grande movimento”, destacou Catiane.

A melhor forma que o Sebrae encontrou para contribuir foi por meio de orientações para as empresas. “Independente do que a gente possa contribuir e o Sebrae pode contribuir nesse momento, além do que tem feito para as micro e pequenas empresas, nesse programa a gente está se prontificando a oferecer três horas de consultoria gratuita para essas empresas. As empresas que precisarem de consultoria só precisam sinalizar nesse contato do Sesc e, na sequência, a gente vai fazer o agendamento para que recebam a consultoria on-line. Se tiver algum outro serviço que essa empresa deseja receber, a gente vai trabalhar junto para tentar desenvolver algo, entendendo o momento”, salientou Catiane.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Senac, Rotary Club, Hiper Condor e Folha do Litoral News são parceiros do Sesc e Sebrae nesta ação.