Connect with us

Ação Social

Centro Cultural 5C atua na conscientização e prevenção à Covid-19

“Realizamos pesquisa com as famílias para entender as condições financeiras e de higienização”, comenta o fundador do projeto, João Costa Júnior

Publicado

em

Entidade realiza atividades educacionais no Parque São João

O 5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho – que atua com mais de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social no Parque São João, em Paranaguá, devido ao isolamento social e suspensão das atividades em sua sede, está indo de encontro aos seus assistidos e familiares, respeitando o distanciamento necessário, e levando atividades educacionais às crianças. Além disso, o 5C está fazendo um trabalho de pesquisa das famílias em torno da situação financeira, higienização e prevenção contra o novo Coronavírus, distribuindo itens básicos como alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal e coletiva com álcool em gel e outros produtos. 

O fundador do projeto, João Costa Júnior, explicou que no horário em que eram realizadas as atividades do centro cultural, nos sábados, das 13h30 às 17h, estão sendo levadas atividades às crianças. “Levamos atividades a elas que estimulam conhecimento, cooperação, cultura e comunidade. Além disso, realizamos pesquisa com as famílias para entender as condições financeiras e de higienização, prevenção contra a Covid-19”, acrescenta. 

“Ao suspendermos nossas atividades na sede do 5C, identificamos que as crianças, em sua maioria, não têm internet em casa para realizar as atividades escolares, assim decidimos levar os 5Cs para casa dessas crianças. Ao depararmos com a realidade dos lares, percebemos também a necessidade de ajudar mais efetivamente as famílias”, detalha João. Segundo ele, falta o básico para as famílias. “Não há saneamento, não há água encanada (adequada), não há informação sobre as medidas dos governos que beneficiam, ou deveriam beneficiar essas famílias. O desemprego também aumentou nessas áreas, o que ocasiona a falta de alimentação”, lamenta.

Conscientização e doações

Centro Cultural realiza diariamente ações educativas com dezenas de crianças de Paranaguá (Foto: Divulgação)

Segundo o líder comunitário, foram entregues cartilhas higienizadas com informações e cuidados sobre o Coronavírus para as famílias, o que leva conscientização e uma mensagem de esperança, ocasionando uma transformação em toda a família. “Porém, em uma casa que falta o alimento, não há tempo de pensar no vírus. Em casas que não há água encanada, não é possível higienizar as mãos. Para esse final de semana estamos confeccionando máscaras para entregar para as famílias”, detalha.

“Para o  mês de maio ajudaremos as instituições que já fazem trabalho assistencial e que estão em campanha com alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal e coletiva. Nosso apelo também é para áreas de saúde e social, que leve mais informação sobre as medidas governamentais e condições para todas as áreas vulneráveis da cidade”, finaliza.

Quem quiser colaborar com o Centro Cultural 5C de alguma forma pode entrar em contato através do telefone (41) 99605-9490.