No sábado, 18, a Prefeitura de Guaratuba divulgou que alunos da rede municipal de ensino estão produzindo adaptadores de filtros de água em impressoras 3D das escolas municipais. Os itens serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com previsão de produção de 120 filtros por semana. A iniciativa da impressão é do servidor da Prefeitura, Luiz Gustavo de Souza, que integra o movimento nacional H2Obah de uma comunidade Maker.
“As escolas do município possuem 25 impressoras 3D, que integram os conteúdos em sala de aula com a prática de alunos do 1.º a 5. º ano do Ensino Fundamental, que tem robótica no currículo”, afirma a Prefeitura de Guaratuba. Segundo o município, está sendo feita uma força-tarefa em todas as escolas municipais, com o intuito de “fazer o máximo de adaptadores de filtros de água para ajudar as famílias gaúchas, a previsão é a entrega de 120 unidades por semana”, completa.
De acordo com a prefeitura, a produção dos filtros está sendo trabalhada pelos professores com os alunos para além da robótica, envolvendo também a conscientização sobre a tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, com foco em educação ambiental e solidariedade. “Um filtro de água adaptado às sacolas ou baldes podem em um dia fornecer 40 litros de água limpa. Para consumo humano, a água precisa após a filtragem ser fervida e adicionar gotas de cloro quando a água tiver em temperatura ambiente”, detalha.
“O material utilizado dos filamentos é um polímero PLA de fontes renováveis orgânicas e biodegradáveis. A Prefeitura de Guaratuba convida à população a se juntar a essa bonita campanha doando as células (velas) que compõem os filtros, para que os kits sejam entregues completos. O recebimento será na Secretaria Municipal da Educação. A previsão é que a primeira remessa para o RS seja enviada na próxima sexta-feira, 24”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba