Na sexta-feira, 24, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que a Secretaria Municipal de Educação, através de seus funcionários, realizou ampla mobilização para montagem dos kits de filtro de água que será enviados à população afetada pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram confeccionados 120 adaptadores, algo feito pelo município, por meio de alunos e professores da rede municipal de ensino com produção feita em impressoras 3D nas escolas municipais, tudo isso com apoio da população na doação de velas, produto essencial para a fabricação desses itens, estabelecendo uma rede de solidariedade em prol das vítimas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Fernanda Monteiro, a produção dos kits foi feita por escolas da rede municipal de ensino da área urbana e rural de Guaratuba. “Fica o nosso muito obrigado a todos que estão vindo aqui na secretaria fazer a sua doação. Continuem essa corrente do bem, que depende também de vocês”, ressalta, destacando que cartas feitas por professores e alunos serão enviadas junto aos kits.
A iniciativa da impressão dos adaptadores é do servidor da Prefeitura, Luiz Gustavo de Souza, que participa do movimento nacional H2Obah de uma comunidade Maker. “Estou em contato com o pessoal da H20 Bah e eles estão muito felizes com o engajamento que a cidade e a população está tendo e da forma que forma que abraçaram a causa. O envolvimento das crianças para eles foi espetacular, foi mais uma vitória do pessoal, pois eles acreditam que quando essas ações do bem chegam para as crianças é para o resto da vida, é uma coisa que se multiplica e continuará pra sempre. Estamos conseguindo fazer com pequenos gestos uma grande diferença para o pessoal que está no Rio Grande do Sul”, destaca Luiz Gustavo.
Produção e envio
“Nessa semana foram confeccionados 120 adaptadores para filtro de água. Na próxima semana a produção continua e a Prefeitura de Guaratuba conta com o apoio da população para a doação de velas para filtro, que podem ser encontradas em lojas de materiais de construção”, detalha a Prefeitura de Guaratuba.
Segundo o município, “os kits que serão enviados são compostos por um adaptador, confeccionado pelos alunos de Robótica da rede pública municipal de ensino de Guaratuba, através das impressoras 3D, uma vela tradicional de filtro, sacos plásticos resistentes, manual e uma cartinha com uma mensagem de carinho escrita por professores e alunos”, completa.
Doações
A Prefeitura segue arrecadando doações dos moradores para a fabricação dos filtros. “As velas para filtro podem ser entregues na Secretaria da Educação (Rua Vieira dos Santos, 198, Centro) de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba