Ação Social

Com vinda do frio, ação diária para acolhimento de moradores em situação de rua ocorre em Paranaguá

Semas disponibiliza espaço adequado para receber as pessoas

uqbhcef

A proximidade do inverno e chegada de temperaturas mais frias fez com que no dia 21 de maio, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciasse uma ação de abordagem e acolhimento a moradores em situação de rua nos principais pontos da cidade. O foco é levar essas pessoas ao Centro POP, espaço que conta com espaços adequados e com conforto térmico para que os cidadãos se abriguem do frio, garantindo a integridade física e saúde. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). 

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a iniciativa é diária e é denominada como ação de inverno. “Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas abrimos as portas para receber todos que queiram um lugar para dormir e sair da rua. Agradecemos a Guarda Municipal pelo apoio em todas as ações”, afirma a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

De acordo com a Semas, a equipe que realiza a ação conta com profissionais de vários setores da pasta. Os colaboradores atuaram “na abordagem e no acompanhamento daqueles que aceitaram sair das ruas para usufruir de um espaço que conta com colchões, travesseiros, cobertores, além da estrutura física de banheiro e cozinha”, completa.

“A ação de inverno começou no sábado, dia 21, e acontecerá todas as noites a partir das 20h. Um veículo levará as pessoas que têm dificuldades de locomoção, como informou a secretária de Assistência Social. Para aqueles que podem se dirigir até o Centro Pop é importante destacar que o acolhimento começa às 19h e é encerrado às 21h de domingo a domingo”, explica a prefeitura. 

Apoio da Feira da Partilha na ação do sábado

Segundo o município, no último sábado, 21, a ação de inverno contou com o apoio das organizadoras da Feira da Partilha de Paranaguá, que fizeram um sopão e levaram até o Centro POP.“Esta iniciativa é bem vinda e outras instituições ou organizações que tenham interesse em ajudar o próximo, podem entrar em contato com a Secretaria para que possamos fazer um planejamento dos dias”, explica Falanga.

O Centro POP é um local mantido pela Prefeitura que oferece diversos serviços de alimentação, higiene, auxílio para confecção de documentos e outros. O espaço conta com 30 vagas para mulheres e homens que vivem em situação de rua em Paranaguá.

Secretária detalha política social

Segundo Falanga, a ação concede efetividade social determinada pelo prefeito Marcelo Roque. “Iniciamos as ações de inverno objetivando assegurar local seguro para o abrigamento temporário para pessoas em situação de rua, as quais estariam vulneráveis às baixas temperaturas e ao rigor do inverno. Para tanto, ofertamos local apropriado para alimentação, higiene pessoal e pernoite, deste modo, garantindo dignidade a quem mais precisa”, explica, ressaltando o enfrentamento ao frio com foco na proteção social concedida pelo município a esses cidadãos. 

A secretária de Assistência Social ressalta que a iniciativa ocorre sete dias da semana, de forma ininterrupta e contínua.  “As pessoas em situação de rua poderão acessar os serviços desta Secretaria Municipal de assistência social através do Centro POP, localizado a Rua Benjamin Constant, em frente ao Iate Clube de Paranaguá, no qual possuímos equipe profissional capacitada para o atendimento de tal situação de vulnerabilidade”, finaliza Ana Paula Falanga.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Com vinda do frio, ação diária para acolhimento de moradores em situação de rua ocorre em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com vinda do frio, ação diária para acolhimento de moradores em situação de rua ocorre em Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.