Após lançar o programa “Cidade Protegida e Inclusiva”, no mês passado, a Prefeitura de Paranaguá entregou o primeiro selo “Empresa que Protege e Inclui” para a empresa Cattalini Terminais Marítimos. A solenidade de entrega do reconhecimento foi realizada na quinta-feira, 16.
O Programa “Cidade Protegida e Inclusiva”, da Prefeitura de Paranaguá, tem o objetivo de intensificar ações integradas das políticas públicas, promovidas por diferentes secretarias municipais, destinadas aos moradores em vulnerabilidade social. A intenção é mobilizar também as empresas e comércio local para a viabilização de projetos sociais no município.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, lembrou que a parceria do município com a Cattalini é antiga e tem contribuído com a cidade. “É muito bom ter parnanguaras que vivem o dia a dia do nosso município e sabem das nossas dificuldades. Desde que assumi a prefeitura em 2017, a parceria com a Cattalini sempre foi muito forte com projetos sociais. Agradeço pelo que a empresa tem feito, uma parceria importante para desenvolver o nosso município”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, disse que a empresa merece ser reconhecida pela sua atuação no âmbito social. “Este é um momento importante, de entrega do selo para a Cattalini a qual sabemos do compromisso social, do que tem feito na educação e na Secretaria de Assistência Social para a nossa cidade. O Fábio (controller da Cattalini) é extremamente envolvido nas nossas ações, desde o lançamento do programa ele de pronto abraçou a ideia, acreditando no programa. Não poderia ser diferente a Cattalini ser a primeira empresa a receber o selo”, enfatizou Ana Paula.
Na Mão Certa
Desde 2020, a Cattalini é signatária do Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, incentivado pela Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa. O selo reconhece a iniciativa que envolve um trabalho socioambiental desenvolvido por meio do Programa Cattalini + Sustentável.
O controller da empresa, Fábio Martins Jorge, falou da responsabilidade social da empresa e da importância de integrar outras organizações no programa. “Não adianta a gente querer fazer se não tiver a parceria do governo e do município. O selo Protege e Inclui é muito importante, só a Cattalini hoje trabalha com mais de 500 caminhões por dia, já fazemos parte da Childhood Brasil há três anos. O nosso trabalho agora é trazer mais empresas para participar conosco, estamos muito felizes de sermos os primeiros a receber esse selo em Paranaguá”, declarou Fábio.
A coordenadora de ASG da Cattalini, Angela Cristina Bahry, também acompanha a implantação do programa “Cidade Protegida e Inclusiva” desde o início. “É muito gratificante, é o resultado de um trabalho que desenvolvemos há quase quatro anos, temos engajado todos os nossos pares, toda a nossa cadeia logística, caminhoneiros, transportadoras, colaboradores e outras empresas para que a gente busque mitigar os riscos de violência sexual contra crianças e adolescentes nas estradas. Não enxergamos isso como uma obrigação, mas como uma responsabilidade de proteger as crianças. Para nós é um orgulho muito grande receber da prefeitura esse selo”, disse Angela.