Desde a segunda-feira, 6, toda a rede de agências dos Correios no estado do Paraná recebe doações para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Os Correios irão coletar e transportar gratuitamente os donativos – não haverá nenhum custo aos doadores.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, segundo informações da Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação.
PARANAGUÁ
Em Paranaguá, a agência dos Correios, localizada na região central, é um ponto de coleta dos donativos. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
“A campanha de arrecadação de donativos está começando nesta segunda-feira, 6, e vai até o dia 31 de maio e tem a finalidade de arrecadar donativos para enviarmos para áreas que estão sofrendo com as enchentes, a população do Rio Grande do Sul, e aí a gente vai estar captando as doações na agência dos Correios de Paranaguá, das 9h às 17h, no horário comercial”, explicou o gerente da Agência dos Correios de Paranaguá, Jacir Lopes.
- Paraná envia ajuda vital para o Rio Grande do Sul: mais de 190 toneladas de donativos
- Paranaguá une esforços em ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul
Historicamente, em situações de calamidade pública, os Correios atuam para ajudar às vítimas. A estatal está disponibilizando toda a sua rede de agências no estado do Paraná, para o recebimento de doações. “Podem doar produtos não perecíveis, no caso podem trazer roupas, produtos enlatados, alimentos como arroz, feijão, macarrão instantâneo, enlatados, salsichas, sardinhas, azeitonas, milho verde”, explicou Jacir.
“As pessoas, no caso, podem trazer as doações aqui nos Correios, no Centro de Paranaguá, e deixar na agência que a gente vai estar encaminhando as suas doações lá para os seus destinos que tenha necessidade. Sempre de segunda a sexta-feira”, completou o gerente da Agência dos Correios de Paranaguá.
CAMPANHA
Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas. A ação integrada entre as superintendências estaduais dos Correios está sendo realizada por iniciativa conjunta da Diretoria Executiva da estatal e do Ministério das Comunicações, pasta à qual a empresa está vinculada e que atua no grupo de crise criado para enfrentar a situação.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Além das mercadorias que serão transportadas com o apoio dos Correios, a Receita também já está providenciando o transporte de mais 30 toneladas de cobertores, agasalhos e artigos de vestuário provenientes do depósito de Foz do Iguaçu. Outro recurso que será disponibilizado pela Receita nos próximos dias será o uso de drones da instituição para auxiliar a Defesa Civil na avaliação dos danos causados pelas chuvas e na busca por pessoas desaparecidas.