conecte-se conosco

Editorial

Volta às aulas e a busca pelo ensino público de qualidade

Algumas crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, voltaram às aulas ontem.

Publicado

em

Algumas crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, voltaram às aulas ontem. Acabaram as férias e chegou a hora dos menores iniciarem a rotina escolar e retomarem o fôlego para os estudos. Para muitos estudantes, a volta às aulas é um momento bastante aguardado, aquele em que se estreia o novo material escolar e também a oportunidade de rever os amigos, conhecer os novos professores e a sala de aula que vai frequentar durante todo o ano.

Para deixar tudo preparado, os gestores das escolas aproveitaram para realizar a semana pedagógica, período para se capacitar, conhecer mais sobre a realidade das escolas do município e traçar metas para serem alcançadas neste ano. 

O ano letivo ainda guarda alguns desafios para a direção das escolas e equipes pedagógicas. As provas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) serão aplicadas em 2019 e exige das equipes um olhar apurado para os conteúdos exigidos.

Este é o principal indicador de qualidade da educação básica e também uma oportunidade das escolas públicas mostrarem que é possível desenvolver um bom trabalho mesmo sem os recursos disponíveis das escolas particulares. 
No último ano, foram divulgados os índices obtidos nas provas de 2017.

Algumas escolas de Paranaguá e região tiveram destaque, como é o caso da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, Escola Estadual Dr. Roque Vernalha, Colégio Estadual Vidal Vanhoni e Colégio Estadual do Campo Felipe Valentim. Este último, localizado na Ilha do Mel, demonstrou que há profissionais determinados em oferecer um ensino de qualidade nas escolas de campo, como são chamadas. Uma realidade pertinente à cidade de Paranaguá, que possui diversas ilhas e comunidades marítimas mais afastadas, nas quais residem crianças que também merecem uma educação de excelência.  

Mas, os índices ainda estão longe do ideal. Visando à meta do Ideb, a Secretaria Municipal de Educação tem um sistema de avaliação único, que será realizado como forma de avaliação processual. A expectativa é conseguir acompanhar de forma mais específica o desenvolvimento da aprendizagem de todas as crianças com tempo hábil para sanar as dificuldades encontradas.

Que as crianças e adolescentes do município tenham sucesso neste ano letivo e possam alcançar os resultados esperados não somente no Ideb, mas também para todo o seu processo educacional, pois segundo a famosa frase de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress