Editorial

O professor e a arte de ensinar

São anos de dedicação e doação pela melhoria da vida de outro ser, pois o saber é a chave de todas as conquistas.

O profissional que faz parte da vida de todas as pessoas que atuam nas mais diversificadas áreas do mercado de trabalho tem, nesta data, dia dedicado a homenagens a ele. Hoje, 15 de outubro, é o dia dos professores.

Mestres, educadores, profissionais fundamentais da educação. São horas de trabalho em prol de propiciar conhecimento ou mostrar o caminho desse eterno buscar pela luz que é capaz de acabar com as trevas da ignorância. São anos de dedicação e doação pela melhoria da vida de outro ser, pois o saber é a chave de todas as conquistas. Eles são, muitas vezes os responsáveis por ajudar tantas pessoas a transpor barreiras, atuam como psicólogos, amigos, disciplinadores, educadores, pais e mães…

É muito difícil que ao se falar na figura do professor uma lembrança não se faça presente na cabeça de todas as pessoas e como são importantes essas lembranças, pois elas contam fases, gerações, são histórias que vivem para sempre e todas regidas pela figura de um professor.

A classe que tantas vezes perde a importância e tem seus direitos deixados de lado, mas não há como conceber a educação sem o profissional que tanto ensina, mas que cotidianamente aprende. Por traz daquela pessoa que se desdobra para tornar as aulas interessantes, mais proveitosas para os estudantes, há um ser humano que jamais se desvincula de sua postura profissional, ou seja, onde quer que vá ele sempre será chamado de professor e não pelo seu nome.

A luta da classe é para que o cenário educacional melhore e haja resultados mais satisfatórios, que não haja desinteresse, frustrações e desestrutura, talvez sonhos distantes, mas com certeza o sonho maior de todos os profissionais da área é que cada aluno se torne um  cidadão e tenha seu lugar ao sol.

Um professor é um ser que precisa estudar cotidianamente em busca de estar sempre preparado para exercer suas atividades com brilhantismo e ele não sabe tudo, por isso está em constante aprendizado, espelhando-se talvez na frase da poetisa Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Que todos os professores sejam perseverantes em sua missão, tenham o reconhecimento merecido e continuem dia após dia aprendendo e ensinando, pois não há nada mais nobre que poder transmitir o conhecimento e ver brotar nos olhos dos alunos a esperança de dias melhores.

Feliz Dia dos Professores!

O professor e a arte de ensinar

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.